Thursday, 16 de July de 2026
14°

Tempo limpo

Brasília, DF

Política Vieira

Vieira não comparece a audiência da Câmara e vai ao Planalto para reunião com Lula

Em ofício, ministério sugere que período mais adequado para encontro seria entre os dias 11 e 14 de agosto. Deputados criticam a ausência do ministro e falam em crime de responsabilidade

16/07/2026 às 06h00
Por: João Araújo Fonte: Correio Braziliense
Compartilhe:
Vieira não comparece a audiência da Câmara e vai ao Planalto para reunião com Lula

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, não compareceu à audiência pública desta quarta-feira (25/7), realizada na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. 

Continua após a publicidade

A pasta enviou um ofício à comissão anunciando que o ministro não iria ao Congresso. “Tendo em vista a variedade dos temas a serem discutidos, o período mais adequado para o comparecimento seria entre os dias 11 e 14 de agosto, em data a ser determinada, conforme já oferecido à Comissão”, diz o documento, assinado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Bruno Bath. 

Continua após a publicidade

Os deputados haviam aprovado um requerimento de convocação para Vieira prestar esclarecimentos sobre, entre outros assuntos, os impactos da classificação terroristas das facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). 

Continua após a publicidade

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), segundo vice-presidente da comissão, afirmou que a ausência do ministro a uma convocação corresponde a um crime de responsabilidade,  tendo em vista o que está previsto na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional. 

O deputado ainda criticou o ofício não ser assinado pelo próprio ministro, assim como não sugerir uma nova data precisa para o comparecimento na comissão. “O ministro não apresentou agenda prévia que justifique essa ausência ou que demonstre boa fé quanto a tentativa de atender o parlamento”, afirmou.

Durante a reunião, o deputado afirmou que a justificativa apresentada pelo Itamaraty, baseada na diversidade dos temas tratados nos requerimentos, seria “risível, absurda e ilegal”. O parlamentar também contestou a sugestão do ministério para que fosse definido um período considerado mais adequado para o comparecimento do chanceler, argumentando que a prerrogativa de convocação pertence à Câmara dos Deputados.

Em seu pronunciamento, Van Hattem disse que a ausência do ministro representa um “descaso institucional inadmissível” e afirmou que a presença de Mauro Vieira na comissão “não é um favor concedido, é uma obrigação constitucional inerente ao seu cargo”.

Apesar da ausência do ministro, a comissão decidiu manter a sessão para registrar oficialmente os protestos dos parlamentares e discutir possíveis providências sobre o caso.

Dia decisivo 

Mauro Vieira tinha reunião marcada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Planalto, no mesmo horário da comissão. Até o momento, o Itamaraty não apresentou explicações detalhadas sobre a falta do chanceler à audiência no Congresso nem esclareceu os fundamentos que levaram o governo a mencionar o risco de uma possível ação dos Estados Unidos contra o Brasil.

A reunião do ministro com o presidente Lula acontece em meio à decisão do governo de Donald Trump sobre o tarifaço. A Casa Branca deve divulgar ainda hoje o resultado da investigação comercial que pode ampliar as tarifas sobre produtos brasileiros. A decisão envolve duas apurações distintas e, se ambas forem confirmadas, a sobretaxa poderá chegar a 37,5% para parte das exportações do Brasil.