Segunda, 01 de Setembro de 2025
16°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Deputado Iolando cobra Instalação da CPMI no Congresso nacional para apurar os atos do dia 8 de janeiro

“Não sei porque o presidente Lula está barrando a instalação da CPMI"

Samue Barbosa
Por: Samue Barbosa Fonte: Noticia Certa
09/03/2023 às 09h46 Atualizada em 09/03/2023 às 10h45
Deputado Iolando cobra Instalação da CPMI no Congresso nacional para apurar os atos do dia 8 de janeiro

Por: Samuel Barbosa 

Em discurso duro na tarde desta quarta-feira, 8 de março, o deputado Iolando (MDB) usou a tribuna da Câmara Legislativa do DF, para chamar atenção da manobra do governo federal para que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) não seja instalada no Congresso Nacional, para investigar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro deste ano. 

Segundo o parlamentar, vários deputados foram convocados e alertados para tirarem seus nomes da Comissão, ou não teriam suas emendas parlamentares liberadas. O deputado classificou a ação como um ato absurdo e ainda afirmou que isso é tentar calar a voz do povo e impedir a apuração dos fatos, que, portanto, parlamentares não podem ser intimidados no exercício do seu dever. 

“Não sei porque o presidente Lula está barrando a instalação da CPMI. Tem algo errado nesta história. É inadmissível que um governo que se diz democrático trabalhe para impedir a investigação dos fatos para que seja mostrado à sociedade os verdadeiros culpados desses atos. Queremos saber quem induziu, quem são os patrocinadores e se existiram infiltrados para causar o terror”, questionou Iolando.

O parlamentar garantiu, que na Câmara Legislativa, foi formado uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – para investigar os atos acontecidos em janeiro. A Comissão foi criada junto com a oposição e que tem na coordenação o deputado Chico Vigilante, que é do Partido dos Trabalhadores (PT), e que representa muito bem a Comissão.

Iolando Almeida disse ainda que a comissão já se pronunciou sobre a ação do Supremo Tribunal Federal (STF), que afastou o governador Ibaneis do cargo, o qual se apresentou voluntariamente à polícia federal e até entregou seu celular para ser periciado, onde nada foi encontrado que desabonasse ou incriminasse sua conduta a frente do GDF.

“Queremos é entender o porquê de o governo federal não querer que os atos, de fato, sejam apurados, tentando barrar a CPMI e colocando as imagens em sigilo, já que se diz um governo democrático”.

No final do discurso, Iolando conclamou a todos os parlamentares a fortalecer os meios para que realmente a CPMI seja concretizada e mostre para à sociedade os fatos como realmente aconteceram.

CONFIRA O VÍDEO NA ÍNTEGRA: