Sexta, 31 de Outubro de 2025
20°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Pires do Rio comemora! Museu Ferroviário é reinaugurado e ganha sala de cinema pública

Espaço histórico foi totalmente revitalizado pelo Governo de Goiás e passa integrar rede de difusão audiovisual do Estado

Robson Silva De Jesus
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Secom Goiás
31/10/2025 às 13h10
Pires do Rio comemora! Museu Ferroviário é reinaugurado e ganha sala de cinema pública
Governo de Goiás entregou nesta quinta-feira (30/10) reforma do Museu Ferroviário de Pires do Rio (Foto: Secult-GO)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entregou nesta quinta-feira (30/10) a reforma do Museu Ferroviário de Pires do Rio. O espaço, que preserva parte fundamental da memória ferroviária goiana, foi totalmente revitalizado, ganhou nova expografia e inaugurou o Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio, uma sala de cinema pública voltada à difusão audiovisual e à formação cultural.

Continua após a publicidade

Com investimento de R$ 700 mil, as obras incluíram a recuperação integral do telhado e do piso, revisão das redes elétrica e lógica, pintura geral, climatização, adequações de acessibilidade e modernização do mobiliário expositivo.

Continua após a publicidade

A praça externa também foi revitalizada, com melhorias de paisagismo e iluminação, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes.

Representando a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, destacou que a entrega representa um marco para o Estado.

“Essa é uma entrega muito importante. A história ferroviária conta muito sobre a história de Goiás e preservar esse momento histórico é fundamental. O prédio recebeu várias melhorias e uma expografia nova belíssima”.

A nova expografia combina recursos interativos, audiovisuais e gráficos, valorizando a mediação cultural e a acessibilidade. Painéis em texto, áudio e libras ampliam o acesso de todos os públicos.

A ambientação preserva o charme das antigas estações ferroviárias, dialogando com elementos contemporâneos.

O espaço também recebeu um painel em grafite da artista Thainá Junger e um vídeo institucional produzido com o uso de inteligência artificial, que narra a trajetória da cidade e do museu desde sua fundação.

Responsável pela execução da obra, a gerente de Fiscalização e Manutenção do Patrimônio Cultural, Noêmia Caiado, destacou o desafio técnico e a importância simbólica da revitalização.

“Havia muita coisa deteriorada pelo tempo, a começar pelo telhado e pelo piso. Fizemos uma revitalização total, agregando a nova expografia, que ficou maravilhosa”.

“Herdamos do Cine Cultura todos os equipamentos e acabamos fazendo um cinema para a cidade, o que considero uma revolução. A população está muito agradecida”.

Para a coordenadora do Museu Ferroviário, Franciele Martins Montijo, a reinauguração é motivo de orgulho para a cidade.

“Trabalhamos com peças que pertenceram a famílias ferroviárias, vindas de doações, e essa revitalização é uma forma de manifestar essa preservação da nossa história”.

Cinema e entretenimento

O destaque da reforma é a transformação do antigo auditório no Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio em uma sala de cinema público, sob curadoria do Cine Cultura.

O espaço exibirá sessões gratuitas e quinzenais, com programação variada e acessível, incluindo produções goianas, nacionais e internacionais. O local também será um ponto de difusão cultural, com mostras temáticas, oficinas e debates.

A programação de estreia do Cine Ferroviário marca a abertura oficial da sala ao público. A primeira exibição será na sexta-feira (31/10), às 19 horas, com o filmeOeste Outra Vez(14 anos).

No sábado (1°/11), haverá duas sessões: às 16 horas, com o clássicoMeu Amigo Lorenzo(livre), com acessibilidade em Libras; e às 18 horas,Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica(12 anos).

As sessões são gratuitas e abertas à comunidade, celebrando o início das atividades do novo espaço cultural de Pires do Rio.

Memória ferroviária

Localizado no coração de Pires do Rio, a 145 km de Goiânia, o Museu Ferroviário é um dos mais importantes equipamentos culturais do Estado voltados à preservação da memória ferroviária de Goiás.

O acervo reúne locomotivas a vapor, máquinas, balanças, bilheteiras, picotadores de passagens e objetos de uso pessoal de ferroviários que atuaram na antiga Estrada de Ferro Goyaz, entre os séculos XIX e XX. O espaço abriga ainda uma biblioteca temática e, agora, o novo auditório/cinema.

A unidade funciona às segundas-feiras, das 13 às 17 horas, e de terça a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 12h30 às 17 horas. As visitações em grupo ou de escolas devem ser agendadas pelo e-mail: mfpr@goias.gov.br.