Quinta, 23 de Outubro de 2025
14°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Câmara Legislativa comemora 10 anos da Academia de Poetas e Escritores da Enfermagem

“Luz que brilha na noite escura, guiando os passos da enfermagem pura / Símbolo de cuidado e amor que ilumina o caminho em cada dor / Com mãos habi...

Robson Silva De Jesus
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Agência CLDF
22/10/2025 às 20h05
Câmara Legislativa comemora 10 anos da Academia de Poetas e Escritores da Enfermagem
Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

“Luz que brilha na noite escura, guiando os passos da enfermagem pura / Símbolo de cuidado e amor que ilumina o caminho em cada dor / Com mãos habilidosas e coração puro, a enfermagem cuida com dedicação segura / A lâmpada simboliza a esperança de cura e recuperação em cada chance / No hospital, no quarto, na UTI, a enfermagem está presente com amor e atenção / A lâmpada da enfermagem é um símbolo de luz que guia os pacientes em momento de dor e cruz”

Os versos acima são de autoria da enfermeira Lisandra Risi e foram declamados durantesessão solene em homenagem aos 10 anos da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). O evento ocorreu nesta quarta-feira (22) no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A solenidade foi deiniciativa do deputado Jorge Vianna (PSD), que ocupa a cadeira 20 da Academia. Ele considera que a união da enfermagem com a literatura ajuda a promover saúde em sentido mais amplo. “Para ser saudável, não basta ser livre de doenças. A plena saúde requer um estado de bem-estar, equilíbrio entre o corpo e a mente”, ressaltou Vianna.

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


“A enfermagem, em sua essência, é a ciência do cuidado. Ela toca o corpo, usa técnica, alivia a dor e se confronta diariamente com a fragilidade da existência. A literatura, por sua vez, é a arte do significado. Ela toca a alma, interpreta a condição humana, organiza as emoções e dá voz à nossa existência”, comparou o deputado.

A Academia IPÊ foi criada em 2015 pelos enfermeiros doutores Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva. A associação civil tem sede em Brasília e conta com membros em vários estados do Brasil e em Portugal.

“Todos os enfermeiros têm a alma poética. Talvez não escrevam poemas em versos, talvez não escrevam cordéis, haicais, sonetos, mas a poesia está dentro de todos nós, porque a poesia é feita de sentimentos. A poesia não precisa dos versos escritos”, analisou a fundadora e presidente da Academia, Onã Silva.

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Elissandro Noronha, falou sobre a importância da literatura para reforçar a sensibilidade dos profissionais da área. “Embora enfermagem seja a arte do cuidar, nós acabamos ficando tecnicistas e esquecemos da sensibilidade com esse cuidado que transcende a [garantia da] vida”, refletiu.

O acadêmico Osvaldo Filho reforçou a ideia: “A enfermagem e a poesia são duas grandes artes. Quando se cuida, nós escrevemos em gestos. E quando fazemos poesia, nós construímos e cuidamos da alma”.

Homenagens 

A cerimônia contou com homenagens aos patronos da academia, entre eles o fundador Elioenai Alves, que faleceu pouco tempo depois da criação da associação. Ele foi lembrado com emoção e carinho pelos presentes.

“Elioenai querubim, voa e vem até mim em lembrança, em legado, em esperança, em resultado”, disse a acadêmica Anne Caroline Amorim, que foi aluna de Elioenai na Universidade de Brasília. “O professor Elioenai é uma pessoa que com certeza ainda habita as nossas memórias, a nossa afetividade, a nossa admiração”, resumiu Anne.

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


A fundadora Onã Silva também recebeu muitos agradecimentos. “Essa mulher é uma heroína”, classificou o deputado Jorge Vianna. E a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate), Josy Jacob, exaltou a obra de Onã Silva. “Você enaltece a enfermagem com a sua escrita. Você poderia escrever sobre qualquer outro assunto, mas preferiu trazer o tema da enfermagem. Para mim, é mais do que especial poder pegar um livro voltado para a nossa categoria, para a nossa profissão”, disse Josy. 

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


Ao final da sessão solene, os membros da Academia foram agraciados com duas honrarias: em nome da CLDF e do deputado Jorge Vianna, foram entregues moções de louvor pelos relevantes serviços prestados à população do DF; e em nome do Coren-DF, eles receberam o Prêmio Elioenai Dornelles, em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento da enfermagem brasileira.

As fotos do evento estão disponíveis no banco de imagens da Agência CLDF (clique aqui) . E o evento completo pode ser assistido no YouTube da TV Câmara Distrital .

Ana Teresa Malta - Agência CLDF

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF
Cultura Há 1 dia

Exposição Marias ressalta combate à violência doméstica e fortalece mulheres

“Quando estamos dentro do ciclo de violência, a gente não se enxerga como gente, como parte da sociedade. Quando a Ísis apareceu, ela trouxe o resg...

Foto: Divulgação
Cultura Há 1 dia

Embaixada de Israel e CLDF apresentam exposição fotográfica “Cores do Mar Morto”

A Embaixada de Israel no Brasil tem o prazer de convidar para a abertura solene da exposição “Cores do Mar Morto”, que acontece no próximo dia 22 d...

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF
Cultura Há 2 dias

CLDF exibe VII Mostra de Arte e Literatura da Academia Internacional de Cultura

Nesta segunda-feira (20), começa a VII Mostra de Arte e Literatura da Academia Internacional de Cultura (AIC). A abertura oficial será às 19h na Ga...

Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais importantes do estado e conta com a realização de missas, procissões, cortejos, reinos e apresentações dos ternos de congo e moçambique (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)
Goiás Há 1 semana

Catalão se torna capital da Congada

Durante encerramento da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, governador confirmou que vai sancionar lei aprovada pela Alego reconhecendo tra...

Prêmio Há 1 semana

Inscrições abertas: Câmara Legislativa lança concurso de redação

Câmara Legislativa lançou edital do concurso de redação 2025 destinado a premiar a produção textual, a reflexão crítica e a participação cidadã de estudantes do Distrito Federal. A iniciativa é da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo deputado Rogério Morro da Cruz (PRD). Podem concorrer os estudantes matriculados na rede pública de educação tanto no ensino fundamental (anos finais) quanto no ensino médio, seja no regular ou terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São duas categorias, contemplando os estudantes do ensino fundamental e os do ensino médio. O concurso tem como objetivo estimular o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a reflexão sobre temas de relevância social. Além disso, é uma forma de aproximar o Poder Legislativo da comunidade es