Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Saúde intensifica ações preventivas e de monitoramento contra sarampo

Medida foi adotada depois da confirmação de casos recentes da doença no Tocantins. Pasta enviou nota técnica às localidades com orientações sobre v...

Robson Silva De Jesus
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Secom Goiás
11/08/2025 às 12h10
Saúde intensifica ações preventivas e de monitoramento contra sarampo
Secretaria de Estado da Saúde orienta municípios sobre prevenção contra sarampo. Preocupação se deve ao registro de casos da doença em municípios do Tocantins, próximos a Goiás (Foto: SES-GO)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) alerta cidades goianas e do Entorno do Distrito Federal, próximas ao Tocantins, para realizarem ações preventivas contra o sarampo.

A medida foi adotada depois da confirmação de casos recentes da doença em municípios tocantinenses. A pasta enviou nota técnica às localidades com orientações sobre vacinação, isolamento e rastreamento de casos suspeitos.

Além disso, recomendou que os municípios façam notificações, coleta e envio de material para o Laboratório Estadual de Saúde Pública Laboratório Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).

A secretaria informa que Goiás não possui atualmente casos notificados ou confirmados de sarampo. Os últimos registros ocorreram em 2020. A SES ressaltou que mesmo assim o alerta é necessário, porque o Tocantins notificou 42 casos de sarampo.

Até o momento, o Brasil possui casos confirmados de sarampo nos estados do Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, além do Distrito Federal e, em investigação, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A SES segue monitorando a situação no estado vizinho, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria tocantinense, com apoio do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do Tocantins, todos os casos têm histórico de contato com pessoas que estiveram em viagem a outro país, onde o vírus circula.São pessoas não-vacinadas.

No dia 25 de julho, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica alertando para o risco da reintrodução dos casos de sarampo no Brasil, pedindo reforço nas ações de imunização e vigilância.

A SES está realizando monitoramento intensivo em 17 municípios limítrofes, sendo 8 que fazem divisa com o Tocantins:

  • São Miguel do Araguaia,
  • Novo Planalto,
  • Porangatu,
  • Montividiu do Norte,
  • Minaçu,
  • Cavalcante,
  • Monte Alegre de Goiás
  • Campos Belos.

E outros 9 que fazem divisa com o Distrito Federal:

  • Padre Bernardo,
  • Planaltina,
  • Formosa,
  • Cristalina,
  • Cidade Ocidental,
  • Valparaíso de Goiás,
  • Novo Gama,
  • Santo Antônio do Descoberto
  • Águas Lindas de Goiás.

Romaria do Muquém

A SES , por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), tem articulado ações de suporte e monitoramento na Romaria de Muquém, que é realizada até o dia 15 de agosto, em Niquelândia, no Norte de Goiás, e deve receber mais de 500 mil visitantes.

A secretaria preparou um planejamento prévio e articulação de parceiros para ações durante o período da festa, visto a proximidade com o estado do Tocantins.Em conjunto com a Vigilância Municipal, o Cievs construiu um Plano de Ação que realiza um monitoramento diário por unidade de saúde na região, com a coleta de informações do evento.

Além disso, houve envio de medicamentos, insumos, Van da Vacina e reforço nas estratégias assistenciais pela Central de Regulação do Samu 192 Regional. Além do alerta para doenças respiratórias do período, o Plano de Ação monitora também o Sarampo.

Saiba mais

Saúde conquista prêmio nacional em inovação digital

Reajuste na tabela médica reduz espera por consultas no Ipasgo Saúde

Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás