Veja os principais pontos do discurso de Hugo Motta na reabertura da Câmara
Após ser impedido de ocupar sua cadeira, presidente da Casa defendeu democracia e criticou excessos da oposição
Por: RedaçãoFonte: CNN
07/08/2025 às 09h11
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), discursou brevemente na quarta-feira (6) em uma sessão tumultuada no plenário.
As falas marcaram a "reabertura" da Casa Legislativa, mais de 24 horas depois dela ser ocupada por congressistas contrários à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e favoráveis à anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
O presidente, então, mencionou em seu discurso um "clima conflituoso", negou omissão e disse que a oposição tem direito a se manifestar, desde que o faça com base no regimento interno da Casa e na Constituição brasileira.
Veja abaixo os principais pontos do discurso de Hugo Motta:
"Respeito a essa mesa, que é inegociável"
Um dia depois de o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro, na tarde de segunda-feira (4), deputados e senadores de oposição se mobilizaram para ocupar os plenários de ambas as Casas do Congresso Nacional.
Na Câmara, a ocupação durou mais de 24 horas. Para resolver o impasse, Hugo conversou com os líderes ao longo da tarde de quarta-feira e decidiu convocar uma sessão para às 20h30. No entanto, o presidente da Casa só conseguiu chegar a sua cadeira (ocupada por Marcel van Hattem) e dar início aos trabalhos depois das 22h.
Aberta a sessão, Hugo reiterou em sua fala a "capacidade de buscar dialogar com todos os líderes dessa Casa".
Quero começar dizendo que a nossa presença nessa noite de hoje é para garantir duas coisas: primeiro, respeito a essa mesa, que é inegociável. Segundo, para que essa Casa possa se fortalecer