Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Deputado Iolando Protocola Projeto De Lei Que Institui O Observatório PCD

O parlamentar conta com o apoio da sociedade e dos demais parlamentares para a aprovação dessa importante iniciativa

Por: Redação Fonte: Ascom Dep. Iolando
25/02/2025 às 14h30
Deputado Iolando Protocola Projeto De Lei Que Institui O Observatório PCD

Na manhã desta terça-feira, 25\02, o deputado Iolando (MDB) protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Projeto de Lei Nº 31030/2025, que institui o Observatório da Execução de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência (Observatório PCD).

De acordo com o parlamentar, este projeto representa um avanço significativo na luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência (PCD), pois estabelece um instrumento essencial para monitorar, avaliar e dar transparência às políticas públicas voltadas a esse segmento da população. “O Observatório PCD permitirá um acompanhamento detalhado da execução orçamentária, administrativa e legislativa de iniciativas que visam garantir acessibilidade, autonomia e plena participação social às pessoas com deficiência”, destacou Iolando.

Ainda, segundo o PL, o Observatório será um canal de controle social, incentivando a participação popular e das organizações da sociedade civil na fiscalização e aprimoramento das políticas públicas. Por meio de ferramentas digitais e aplicativos acessíveis, a população terá acesso facilitado a dados, denúncias, relatórios e indicadores sobre os programas governamentais destinados ao segmento PCD.

Iolando ressalta que para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência exige-se transparência, planejamento e ações concretas. Por isso, esse projeto visa fortalecer o compromisso do Distrito Federal com a efetivação de direitos, a acessibilidade digital e o respeito à diversidade.

O parlamentar conta com o apoio da sociedade e dos demais parlamentares para a aprovação dessa importante iniciativa. O Observatório PCD será um marco na construção de uma Brasília mais acessível, justa e inclusiva!