O portal Vero Notícias apurou que deputados distritais questionaram membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF sobre o número de servidores efetivos e sua localização. As conversas foram motivadas pela divulgação do Relatório de Execução Orçamentaria de 2024.
O documento publicado pelo parlamento local mostrou que a CLDF está próxima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com 1,52% do orçamento comprometido, abaixo do teto de 1,62% e do máximo de 1,70%.
Os questionamentos, contudo, foram insistentes e ocorreram, em especial, durante a reunião do Colégio de Líderes. Após uma parlamentar questionar sobre o chamamento de concursados, os distritais pediram que a Mesa Diretora apresentasse a “lotação de todos os servidores”, citando relatos de servidores em teletrabalho morando em Portugal.
Segundo distritais que conversaram com a reportagem, o pleito “pareceu ter sido ignorado”, e os deputados não acreditam mais em novas convocações, já que o atual concurso também vence em 13 de março.