Parlamentares bolsonaristas do Brasil têm comemorado com entusiasmo especial uma das medidas tomadas por Donald Trump em seus primeiros dias de mandato como 47º presidente dos Estados Unidos.
Para deputados e senadores aliados de Jair Blsonaro, a decisão de Trump de suspender as atividades da agência governamental para o desenvolvimento estrangeiro (USAID, na sigla em inglês) seria “a mais relevante”.
A USAID é o órgão do governo americano responsável por ajudar organizações não governamentais ao redor do mundo. Durante seu mandato, Bolsonaro foi crítico do trabalho de ONGs internacionais no Brasil.
Assim, a suspensão das atividades da agência pode impactar financeiramente em ONGs que atuam no Brasil que, na avaliação de bolsonaristas, influenciam em ações do judiciário e em ações na região amazônica.
A agência teve suas atividades suspensas por ordem de Trump pelo prazo de 90 dias, para “avaliação da eficiência programática e da consistência com a política externa dos Estados Unidos”.
Segundo a decisão do novo presidente dos EUA, as ajudas externas feitas pela USAID “não estão alinhadas com os interesses americanos e, em muitos casos, são antitéticas aos valores americanos”.