Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Deputado Iolando (MDB) celebra a chegada de mais duas novas Unidades Básicas de Saúde: uma no Incra-08 e outra na Chapadinha

As obras já estão em andamento e deve ser concluída no segundo semestre de 2025. Cada obra tem um investimento de aproximadamente de R$ 10,9 milhões.  

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: redação
12/01/2025 às 20h13
Deputado Iolando (MDB) celebra a chegada de mais duas novas Unidades Básicas de Saúde: uma no Incra-08 e outra na Chapadinha

Para atender as crescentes demandas por serviços de saúde na atenção primária, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Incra 8 e na Chapadinha, setor rural de Brazlândia. As obras já estão em andamento e deve ser concluída no segundo semestre de 2025. Cada obra tem um investimento de aproximadamente de R$ 10,9 milhões.  

As UBS´s serão construídas em um modelo modular, com vigas e pilares metálicos, para permitir futuras ampliações. A fase inicial da obra inclui dois módulos interligados por passarelas cobertas, que poderão acomodar até sete equipes de saúde da família.  

O deputado Iolando ressaltou que as novas unidades de saúde representam uma conquista significativa para a população. “Fico muito feliz em ver que nossos compromissos em aprimorar o sistema de saúde, oferecendo mais estrutura e dignidade no atendimento da população, estão sendo confirmado. Isso mostra o compromisso do governador Ibaneis em fortalecer o sistema de saúde de nossa cidade. Com a construção dessas novas unidades, vai aliviar a carga da UPA e melhorar os atendimentos à comunidade”, destacou o parlamentar. 

Com capacidade para atender cerca de 14 mil pessoas da região, a UBS serve como porta de entrada no atendimento à população e capaz de resolver até 80% das demandas de saúde, como o acompanhamento de uma gestação e de outras fases da vida, tratamentos dentários, aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos, entre outras tarefas essenciais. 

Atualmente, os moradores do Incra 8 precisam se deslocar às regiões vizinhas para atendimentos, uma necessidade que não vai ser mais necessária com a nova UBS. Isso porque a nova unidade vai comportar quatro equipes de Saúde da Família (eSF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de quatro equipes de Saúde Bucal (eSB), com cirurgiões-dentistas e técnicos.