A tradicional festa será neste fim de semana e no próximo. Além da comercialização do produto in natura e de derivados, haverá muitas atrações, como shows artísticos, venda de artesanato e flores, entre outros.
A festa vai durar dois fins de semana, dos dias 5 a 7, e no seguinte, de 12 a 14 de abril. A programação será das 19h às 22h, às sextas-feiras, e das 10h às 22h, aos sábados e domingos, sempre na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas, de Brasília e do Entorno, compareçam. A entrada é gratuita. Haverá ônibus extras com destino ao local. A festa inclui show artísticos, que começam às 20h e se estendem até as 2h. Veja o serviço ao fim do texto.
Os visitantes encontrarão 36 expositores de goiaba e seus derivados, como polpas de fruta, sucos, doces e compotas. Serão oferecidas quatro cultivares trabalhadas pelos produtores locais — paluma, tailandesa, cortibel e Pedro Sato — a mais produzida na região. Além das tradicionais barracas com os produtores, também haverá outros 30 estandes de flores e de plantas ornamentais para embelezar a festa. Orquídeas, bromélias, cactos e suculentas, paisagismo em geral, além de mudas de hortaliças e frutíferas, são cultivadas na região por agricultores assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Além disso, tem praça de alimentação, parquinho infantil e fazendinha.
Desde o ano passado, a goiaba é a fruta mais produzida no DF, tendo ultrapassado o limão, o abacate e a banana. Brazlândia é responsável por 88,08% do plantio. A maior parte da produção é consumida no DF, apesar de alguns agricultores terem clientes nos estados vizinhos. Na última safra anual, foram produzidas mais de 700 mil toneladas da fruta — uma média de 30 toneladas por hectare, índice um pouco superior à média nacional, de 25 toneladas por hectare.
Em todo o DF, há 412 hectares plantados de goiaba, mas nem todos estão produzindo ainda. Isso porque, para atingir uma idade de produção, a goiabeira precisa completar, no mínimo, três anos de idade. Então, atualmente, 300 hectares estão com goiabeiras maduras. Entre as tecnologias utilizadas para otimização do cultivo, há a irrigação por microaspersão e, ainda, a técnica de manejo da poda, que faz com que haja fruta para serem colhidas o ano todo — tendo em vista que a época natural de colheita ocorre entre janeiro e abril.
» Horário: das 19h às 22h, às sextas-feiras, e das 10h às 22h, aos sábados e domingos
» Entrada: gratuita
» Empório da Goiaba, com 36 estandes de venda da fruta in natura e de derivados, como doces, geleias, bolos e licores
» Feira de Floricultura e Jardinagem de Brazlândia
Confira a programação dos shows: