Quinta, 28 de Agosto de 2025
14°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Deputado Iolando garante que a saúde de Brazlândia ganhará novo fôlego

Em Brazlândia, o local escolhido para receber a nova unidade fica na área especial entre as quadras 37 da Vila São José e quadra 5 do setor Veredas, em frente a Praça da Bíblia.

Por: Fonte: notícia certa
19/12/2019 às 11h18 Atualizada em 19/12/2019 às 11h34
Deputado Iolando garante que a saúde de Brazlândia ganhará novo fôlego

Por: Samuel Barbosa

Realmente a UPA de Brazlândia está a caminho 

Nesta quarta-feira (18) o governador Ibaneis Rocha, assinou o Ato Convocatório para contratar empresas para construir as setes novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nas cidades de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Vicente Pires. 

Em Brazlândia, o local escolhido para receber a nova unidade fica na área especial entre as quadras 37 da Vila São José e quadra 5 do setor Veredas, em frente a Praça da Bíblia. O processo de contratação será divulgado ainda nesta quinta-feira (19), no site do IGESDF. A previsão é de que a abertura das propostas seja feira no dia 14/1/20. O IGES calcula um investimento de 2,5 milhões de reais para cada nova Unidade de Pronto Atendimento. 

Segundo o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, as novas unidades serão construídas de modo convencional, ou seja, de alvenaria, em virtude das pré-moldadas já terem apresentados problemas estruturais em pouco tempo de uso.  Francisco afirmou ainda que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) será responsável pela gestão de todas elas. Cada unidade terá área construída de 1.029,75 metros quadrados. 

O Governador ressaltou que a medida visa ampliar a capacidade de atendimento e dar capilaridade ao sistema de atendimento da saúde. “É a convicção de que estamos avançando na solução dos problemas da saúde e eu tenho certeza que essas UPAs serão muito bem utilizadas”, comemorou o governador 

À nossa reportagem, o deputado Iolando Almeida (PSC) disse que a saúde da cidade ganhará novo fôlego. “Nunca tivemos a oportunidade de ter uma UPA no porte desta que vamos receber. Eu acredito que a grande vantagem é que ela será gerida pelo Instituto é com isso a contratação de profissionais de saúde, a compra de insumos e até mesmo manutenção dos equipamentos será mais rápida, o que facilita muito o bom andamento dos serviços prestados a população. Desde 2017 o IGESDF está funcionado em Brasília e nunca tivemos um desvio de conduta ou ingerência que atrapalhasse o atendimento aos usuários. A comunidade de Brazlândia só tem a ganhar”, comemorou o distrital.

Ministério Público 

O atraso na liberação da licitação para a construção das unidades se deu porque o Ministério Público recomendou que houvesse aprovação do projeto pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), o que aconteceu no último dia 10 de dezembro, onde os distritais aprovaram, em primeiro e segundo turnos,  o Projeto de Lei nº 748/2019, enviado pelo Poder Executivo local, e sancionado na última terça-feira (17), pelo governador.