Por: Samuel Barbosa
A reportagem do www.anoticiacerta.com.br esteve nesta manhã (22) visitando o Hospital de Brazlândia e foi recebida pelo Diretor da Unidade de Saúde, Cel. Sérgio Cordeiro. A convite do diretor e com apoio da servidora Maria Bia, visitamos as dependências do único hospital público da cidade, o qual recebeu do Governo do Distrito Federal (GDF) o aporte estimado em R$ 1,1 milhão, que está sendo investidos em reformas na estrutura, proporcionando mais conforto aos pacientes internados e agilidade no atendimento médico-hospitalar.
Segundo Cordeiro, com esses recursos estão sendo reformadas as áreas de pronto atendimento, emergência, enfermarias, consultórios, infraestrutura externa, entre outras dependências. Um reparo que era imprescindível e urgente para garantir um melhor atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais.
O diretor do Hospital afirmou que aos poucos o trabalho vai avançando. “Iniciamos nossa gestão levantando as necessidades e fomos atrás da secretaria de saúde buscar soluções. Com apoio do deputado Iolando Almeida (PSC), conseguimos avançar neste propósito de estruturar a principal unidade de saúde de Brazlândia e temos trabalhado com afinco para termos de volta uma autonomia que nos permita agilizar os serviços para atendermos bem a todos que precisam do hospital”, disse Cel. Cordeiro.
Autonomia do Hospital
“Continuamos veiculados a região Oeste (Brazlândia/ Ceilândia), numa superintendência que está sediada em Ceilândia. Precisamos ter de volta essa autonomia para facilitar a ligação diretamente com a secretária de saúde e o governo para resolvermos as questões especificamente de Brazlândia, pois a realidade da cidade é bastante diferente da Ceilândia. O deputado Iolando Almeida (PSC) têm nos ajudando dia a dia e empenhado para que o hospital de Brazlândia volte a ter sua autonomia.”
Levantamento das necessidades
“Quando chegamos aqui fizemos um levantamento das principais necessidades e identificamos que a maior demanda era a falta de recursos humanos como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais. De início conversamos com cada setor, identificando as dificuldades, depois fomos atrás da secretaria de saúde mostrando onde precisávamos avançar. Tínhamos o objetivo de estruturar melhor e dar condições aos servidores de exercerem suas atividades de forma ágil e efetiva. Esta semana tivemos a sinalização que vinte e dois (22) profissionais terão suas cargas horárias ampliadas.”
Médicos no Pronto Socorro
“Atualmente temos dois médicos clínicos que atendem no pronto socorro. Eles revezam entre pacientes internados, sala vermelha e amarela (em observação e fazendo uso de medicamentos), mais os atendimentos de porta (pacientes que chegam procurando atendimento), além de atender as emergências. Para atender com mais eficiência precisamos aumentar a carga horária em mais cem horas, o que aumentaria o número de médicos e com isto, o atendimento ficaria mais ágil.”
Sala Vermelha e Sala Amarela
“Estamos ampliando para três, o número de leitos da sala vermelha (pacientes que chegam em situação de muita urgência). Nesta sala, o paciente recebe o atendimento até ser estabilizado. Neste caso, abrimos a sala amarela que recebe esses pacientes, portanto, mais leitos para outros em estado de urgência. Ou seja, com a criação da sala amarela, estamos aumentando as vagas na emergência.”
Reforma das dependências do hospital
“O governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretária de Saúde (SES), licitou um contrato emergencial para serem investidos na área da saúde e dividiu por lote. O hospital de Brazlândia recebeu aproximadamente R$ 1,1 milhão, para executar pequenos reparos na estrutura. Com esse recurso estamos reformando toda a rede de esgoto, troca do telhado, troca de diversas lâmpadas convencionais por lâmpadas LED". (espécie de lâmpadas que gastam menos energia) e reformas de diversos setores)
Berçário
“Este setor foi todo reformado e ampliado com modernização da estrutura. O espaço conta com uma sala com oito leitos de neonatologia, sala de expurgo, repouso, banheiros e sala de isolamento. As paredes internas são divididas em vidros, facilitando o acompanhamento e a observação por parte dos profissionais aos recém-nascidos internados.”
Maternidade
“As salas da internação na maternidade (parturientes internadas) receberam nova pintura, iluminação individual e tiveram os banheiros reformados, tornando o ambiente mais confortável para as mães que ficam em observação após o parto.”
Internação
“O setor de internação foi todo reformado e construído uma nova sala de apoio para os profissionais. Além disso, o espaço foi dividido entre internação adulta e pediátrica e recebeu novas cerâmicas nas paredes, evitando as recorrentes pinturas.”
Implantação do Consultório de Atendimento Especializado em Odontologia
“As emergências em odontologia são atendidas nas Unidades básicas de Saúde (UBS). Quando o paciente precisa de atendimento especializado é encaminhado para o hospital, o qual tem uma nova estrutura com atendimento exclusivo para os usuários de Brazlândia.”
Endontia - são procedimentos de canais; Periodontia - tratamento nas gengivas; além de atendimento para pacientes da neonatologia e acompanhamento de pacientes internados, especiais e prevenção do câncer.
Expectativa para 2020
Para o próximo ano, teremos a ampliação da carga horária de vinte e dois profissionais, assim melhoramos a nossa escala de plantões. Queremos a sala vermelha funcionando em sua plenitude. Para o próximo ano temos a promessa de novos orçamentos para melhorarmos ainda mais a estrutura e oferecermos condições dignas de trabalho aos nossos servidores e isso refletirá em melhorias no atendimento aos pacientes.