
Entre os candidatos eleitos em primeiro turno nas eleições neste domingo (4), o governador mais novo é Lucas Ribeiro (PP), da Paraíba com 64,30% dos votos. Por sua vez, o mais velho é Jorginho Mello (PL), reeleito em Santa Catarina, aos 70 anos, com 68,98% dos votos.
Filipe Barros (PL-PR) foi eleito o senador mais jovem do país aos 35 anos com 27,25% dos votos válidos. O mais velho a ser eleito foi Julio César, o Julim do Lula (PSD-PI), aos 78 anos.
Lucas Ribeiro é o atual governador da Paraíba. Assumiu o cargo em 2026, após a renúncia de João Azevedo, de quem fora eleito vice-governador em 2022. Também foi vereador e vice-prefeito de Campina Grande. Jorginho Mello é o atual governador de Santa Catarina. Já foi deputado federal e senador.
Filipe Barros é deputado federal pelo Paraná e foi vereador de Londrina. Julim do Lula é deputado federal pelo Piauí. Foi prefeito de Guadalupe (1977-1986 e 1989-1991), secretário de Agricultura do Piauí, diretor de Administração e Finanças da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e presidente da companhia de saneamento da capital Teresina.
Política PL elege 19 senadores e soma 28; MDB conquista sete vagas e PT, seis
Política Renan descarta apoio no 2º turno; PSD de Caiado libera bases estaduais
Política Eleições 2026: confira os deputados federais eleitos por São Paulo Mín. 18° Máx. 24°


