
Morreu, aos 91 anos, Maria Elisa Costa, arquiteta e filha de Lucio Costa. O pai foi responsável pelo projeto urbanístico que deu origem a Brasília. Nascida no Rio de Janeiro, em 1934, ela construiu uma trajetória própria na arquitetura, no urbanismo e na preservação do patrimônio histórico. Maria Elisa deixa a filha, Julieta, e as netas Clara, Julia e Sofia..
Informações sobre o velório de Maria Eliza ainda não foram divulgadas
Segundo o jornalista e ex-secretário de Cultura do DF Silvestre Gorgulho foi Maria Elisa quem entrou no prédio para protocolar o projeto urbanístico de Brasília enquanto o pai a aguardava dentro do carro.
“São muitos os motivos para lembrar e homenagear ela. Primeiro porque viveu Brasília desde a placenta. Ela que entregou o projeto do Plano Piloto, dia 11 de março de 1957, no Ministério da Educação e Saúde (MEC) para participar do concurso. Foi com seu pai, que ficou no carro esperando que ela trouxesse o protocolo de entrega”, afirmou Gorgulho.
“Admiro ela por ser, evidentemente, filha do inventor de Brasília. Por ser arquiteta e ter sempre acompanhado profissionalmente a construção e o desenvolvimento da nova capital”, completou.
Sobrinho, Rodrigo Rollemberg (PSB) contou ao Correio que recebeu a notícia com muita tristeza. "Ela era uma pessoa apaixonada por Brasília. Guardiã da obra de Lucio Costa, seu pai", disse.
Rollemberg afirmou que tinha carinho e convivência próxima de Maria Eliza. "Comento com a filha dela que a chamava de tia, devido à consideração. Muito triste pela partida, mas agradecido por tudo que ela fez por nós".
O falecido marido de Maria Eliza, Eduardo Sobral, era irmão da mãe do ex-governador Rollemberg, Teresa Rollemberg.
Maria Elisa formou-se em arquitetura em 1958, pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Veterinária Morre veterinária atacada por cachorro no Senado
Zenaide Azeredo Morre a jornalista Zenaide Azeredo aos 77 anos
Casal Casal fica preso em academia após fechamento e é resgatado pela PM Mín. 22° Máx. 29°


