Por: Samuel Barbosa
Em consequência das ondas de ameaças as escolas do Distrito Federal, divulgadas em perfis de redes sociais, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, na tarde desta terça-feira, 18 de abril, uma reunião pública para debater sobre medidas preventivas de segurança nas escolas do DF.
O encontro aconteceu no plenário da Casa de leis e contou com a presença dos vinte e quatro deputados, além do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, e diversas autoridades das forças de segurança do DF. Na oportunidade, lembraram que as ações de combate as ameaças estão sendo investigadas e, inclusive, algumas pessoas suspeitas já foram presas e vão responder dentro da lei.
O secretário Sandro Avelar garantiu que haverá presença ostensiva das forças de segurança nas escolas e assegurou que o governo vai coibir trotes nos serviços de emergência. Segundo Sandro, um decreto do governo vai estabelecer multa de R$ 1 mil para quem acionar os serviços de emergência sem necessidade, e de R$ 4 mil quando houver deslocamento das forças de segurança para a falsa ocorrência.
Em suas palavras, o deputado Iolando (MDB) disse que é preciso agilidade nas medidas preventivas, urgente, para garantir a integridade física, psicológica e emocional dos estudantes e profissionais da educação. “É imprescindível oferecermos um ambiente escolar saudável e acolhedor, propício ao aprendizado e ao desenvolvimento educacional e pessoal dos estudantes”.
Ainda segundo o parlamentar, é importante destacar que os ataques as escolas é uma questão muito preocupante e que afeta toda a comunidade escolar. Diante disso, é necessário adotar medidas as quais possam garantir a permanência de um ambiente seguro e tranquilo para o aprendizado educacional.
Iolando alertou ainda que não pode deixar o sinal de alerta acesso.
Confira o vídeo da fala do deputado abaixo: