O Dia Mundial do Rim é uma campanha para divulgar a saúde dos rins, a nefrologia e as doenças renais, que causam um impacto tremendo na sociedade.
Uma em cada dez pessoas no mundo tem doença renal crônica. Estima-se que mais de 20 milhões no Brasil tenham a condição – e a maioria não sabe! Descobrirá em estágio mais avançado, quando aparecem os sintomas e o tratamento já não é efetivo em alterar o desfecho.
A doença pode ser completamente assintomática em seus estágios iniciais, ou seja, completamente silenciosa. E um diagnóstico tardio já acompanha-se de lesões irreversíveis e tende a ter uma progressão mais acelerada.
No estágio avançado da doença, o paciente precisará de terapias que substituam a função do rim, como hemodiálise, diálise peritoneal ou o transplante renal.
Por isso é urgente a implementação de políticas públicas em todo o território nacional para prevenir e identificar precocemente a doença renal crônica.
Felizmente, exames seguros e baratos estão amplamente disponíveis, inclusive na rede pública. Uma simples avaliação de urina e a dosagem de creatinina no sangue podem detectar a doença nos estágios mais iniciais.
A melhor e maior prevenção de doenças renais e também para manter o seu rim saldável, ainda é a água.
Por isso beba bastante água, os seus rins agradecem!