Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Estoque de leite materno precisa aumentar no DF

É preciso que os bancos de leite recebam dois mil litros por mês em doações deste alimento, vital para o desenvolvimento de recém-nascidos

Por: Redação Fonte: correioweb.com
27/02/2023 às 07h30
Estoque de leite materno precisa aumentar no DF

Brasília fechou 2022 com saldo positivo para doação de leite materno. No ano passado, 7.160 mulheres participaram da rede de solidariedade e ajudaram a nutrir quase 15 mil crianças. O resultado foi bastante positivo, entretanto, ainda foi um desempenho 4% menor do que em 2021.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), mensalmente, cerca de 200 bebês são internados nos hospitais públicos e precisam ser alimentados com leite materno. Sabe-se que o alimento é vital para o desenvolvimento infantil por ser capaz de nutrir e hidratar um recém-nascido exclusivamente por seis meses e segundo o Ministério da Saúde, de forma complementar até os 2 anos de idade.

"O leite materno é padrão ouro da alimentação infantil. É um alimento que proporciona todos nutrientes para crescimento e desenvolvimento, com fatores imunológicos. Portanto, é único e inigualável", explica a Dra. Miriam Oliveira dos Santos, médica pediatra e coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do DF.

Apesar do Dia Mundial da Amamentação ser celebrado apenas em agosto, é essencial que a campanha de conscientização acerca do assunto seja abordada ao longo de todo o ano. A iniciativa simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, mas também busca potencializar a doação para bancos de leite.

A SES/DF indica que os Bancos de Leite Humano e os Postos de Coleta de Leite Humano (BLH/PCLH) têm a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno e ainda fazem a coleta, o processamento e a distribuição do leite humano.

 

"Para toda mulher que deseja amamentar, estamos disponíveis para apoiar. Através desta proteção e apoio ao aleitamento materno, conseguimos sensibilizar as mulheres para doar o excedente. Após esse processo, pausterizamos o alimento com um rigoroso processo de controle de qualidade e distribuímos para os bebês internados que, por motivos variados, não recebem o leite da sua própria mãe"Dra. Miriam Oliveira dos Santos, médica pediatra e coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do DF

 

Contudo, apesar de serem essenciais, o estoque do Distrito Federal precisa da atenção da população. “Estamos com uma média de 1.550 litros por mês. Entretanto, o ideal seria de dois mil litros para conseguirmos atender a demanda crescente. Muitas vezes, as mulheres pensam que doar um pote por semana é pouco, mas a realidade não é essa", comenta a médica.

De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

Brasil é referência

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui a maior e mais complexa rede de Banco de Leite Humano (rBLH) do mundo. O órgão ressalta que o programa é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

No Distrito Federal, os bancos de leite da rede pública de saúde possuem a certificação de “Padrão Ouro”, classificação concedida pelo Programa Internacional Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH).

“Trata-se de um certificado que avalia o padrão das informações prestadas no sistema de informação da rede de Banco de Leite Humano (BLH). Atualmente, foi substituído por um credenciamento mensal onde temos que atender a diversos parâmetros”, explica a médica pediatra.

Segundo a especialista, a capital é reconhecida como uma das melhores redes de BLH devido a sua estrutura, materiais de insumo, apoio institucional do Governo do Distrito Federal (GDF) e coleta domiciliar realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Como doar

A mãe doadora pode fazer o cadastro no Disque Saúde 160 (opção 4), pelo site Amamenta Brasília (http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/) ou pelo aplicativo disponível em IOS e Play Store.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti

Conta luz Há 2 semanas

Veja onde resolver questões de energia elétrica durante esta semana

Atendimento itinerante da Neoenergia está disponível em diferentes pontos no DF

Falta de água Há 3 semanas

Áreas de Brazlândia terão o fornecimento de água suspenso nesta quinta (7) para manutenção da rede

O desligamento programado ocorrerá das 10h às 20h; imóveis que possuem caixa d'água abastecida não serão afetados durante a execução dos trabalhos

Brazlândia Há 3 semanas

Deputado Iolando visita obras estratégicas em Brazlândia ao lado da administradora em exercício Waldinéia de Carvalho: cidade se prepara para receber 10 mil novas moradias

Essas intervenções fazem parte de um pacote de investimentos estruturantes que estão preparando Brazlândia para um novo ciclo de desenvolvimento

Audiência Pública Há 4 semanas

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Mobilidade Há 4 semanas

Trechos 3 e 4 da nova Epig ampliam mobilidade no Sudoeste com viadutos e passagens subterrâneas

Terceira etapa já foi entregue para a população, com a entrada do Parque da Cidade e o acesso ao Sudoeste, por meio do Viaduto Luiz Carlos Botelho Ferreira, finalizados; quarto trecho recebe túneis para pedestres e ciclistas, além de retornos subterrâneos, semelhantes aos do Riacho Fundo