Quinta, 28 de Agosto de 2025
14°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Deputado quer proibir cobrança de cartão de vacinação da Covid no DF

PL apresentado no início dos trabalhos da Câmara Legislativa do DF prevê impossibilidade de fiscalização de quem não tomou vacina

Por: Redação Fonte: Metropoles
06/02/2023 às 22h45
Deputado quer proibir cobrança de cartão de vacinação da Covid no DF

Começou a tramitar nesta semana na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei (PL) que busca proibir a exigência de apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 para acesso a qualquer local, seja público ou privado. O texto, no entanto, é questionado pela Sociedade Brasiliense de Infectologia.

De autoria do deputado distrital Iolando (MDB), a proposta busca evitar, inclusive, que qualquer pessoa precise comprovar imunização para a realização de atendimento médico ou matrícula em escolas. No caso dos servidores públicos, a vacina não poderia ser condição para o desempenho da função.

O PL diz ainda que médicos teriam a obrigação de notificar à Secretaria de Saúde do Distrito Federal sobre “todos os casos de reação à primeira dose da vacina contra a Covid-19, atestando, se for o caso, que a pessoa não pode tomar a segunda dose da vacina”.

Em conversa com o Metrópoles, Iolando justificou a proposta questionando o imunizante. “A gente tem visto muito questionamento com relação à eficácia. Há outro ponto também que é a quantidade de pessoas que morreram tomando a vacina. Pessoas que nunca tiveram qualquer problema cardíaco na família, por exemplo”, disse.

O parlamentar pontuou ainda a Covid-19 atualmente é quase uma “gripe comum”. “Já houve uma diminuição desse vírus e com a melhora do cenário, é possível aprovar a lei”.

Situação da pandemia de Covid-19 no DF

Nessa sexta-feira (3/2), a taxa de transmissão da Covid-19 no DF estava em 0,62. Ainda não há óbitos registrados pela doença em 2023.

Ao todo, desde março de 2020, foram 894.550 casos confirmados na capital com 11.838 mortes causadas pelo vírus.