A confusão entre Fábio e a PM ocorreu na segunda-feira (16/2) durante o Bloco Rebu no Setor Comercial Sul. Quando uma pessoa foi presa após os cães farejadores da PMDF identificarem cheiro de maconha, Felix buscou mediar a confusão. Ao se aproximar de uma barreira instalada por policias foi atingido por um jato de spray de pimenta. A situação escalou e todos foram para a 5ª Delegacia de Polícia, que investigará o caso.
Ao falar sobre o caso, Hermeto afirmou que “o policial, quando está em serviço, representa o Estado. Ele exerce autoridade legal. Ele não está ali por vontade própria, ele está cumprindo a lei”.
O distrital ainda disse que respeita qualquer parlamentar, “mas exige respeito à corporação [PMDF]”.
Entenda o caso
Na tarde desta segunda-feira (16/2), durante o Bloco Rebu no Setor Comercial Sul, os cães farejadores da PMDF identificaram cheiro de maconha em pessoas que estavam no bloco;
“Uma das organizadoras do evento foi informada sobre a situação e acompanhou a abordagem. Em seguida, outra organizadora solicitou que as pessoas presentes filmassem a ação policial e pediu que os abordados não fossem retirados do local”, informou a PMDF em nota.
Na sequência, uma confusão se instalou e a coordenadora do bloco foi conduzida por obstruir o trabalho policial, segundo a PM.
Ao saber da situação, o deputado distrital Fábio Felix (Psol) buscou mediar a confusão e conversar com a PM. Ao se aproximar de uma barreira instalada por policias foi atingido por um jato de spray de pimenta;
A situação escalou e todos foram para a 5ª Delegacia de Polícia, que investigará o caso.
A PM sustenta que o spray de pimenta foi uma resposta após o deputado ter encostado em um policial que estava na barreira. Fato que é negado pelo distrital.
A Corporação informa que os fatos serão devidamente apurados pelos órgãos competentes, com observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e transparência que regem a Administração Pública.