Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
15°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Antes de ouro inédito, Lucas Pinheiro prometeu “fazer a diferença”

Lucas Pinheiro Braathen prometeu fazer história antes de conquistar o ouro inédito no slalom gigante para o Brasil

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: Notícia Certa
14/02/2026 às 11h07
Antes de ouro inédito, Lucas Pinheiro prometeu “fazer a diferença”

“O Brasil não está aqui para participar, o Brasil está aqui para fazer a diferença”. Essas foram as palavras de Lucas Pinheiro Braathen dias antes de conquistar o ouro no slalom gigante nas Olimpíadas de Inverno. No vídeo, publicado pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, o brasileiro convocou a torcida brasileira. Na ocasião, ele estava se preparando para os jogos.

“Eu só queria compartilhar que eu mal posso esperar para representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar a nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão”, descreveu.

Na sequência, ele prometeu fazer história e se mostrou confiante. “É uma honra imensa e eu sou muito grato por essa oportunidade. O Brasil não está aqui para participar, o Brasil está aqui para fazer a diferença. Estamos juntos, vamos Brasil”, completou.

Nascido em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas anunciou recentemente a escolha de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, que começam nesta sexta-feira (6/2).

Lucas já é um nome consolidado no esqui alpino mundial. Especialista nas provas técnicas de slalom e slalom gigante, ele conquistou o título da Copa do Mundo de slalom em 2023 defendendo a Noruega, mas anunciou a aposentadoria logo depois, aos 23 anos, por questões pessoais e pela busca por felicidade fora das pistas.

Em março de 2024, surpreendeu ao retornar ao esporte representando o Brasil. Veja os resultados de Lucas pelo esporte brasileiro:

  • Medalhas na Copa do Mundo, incluindo vitórias e pódios recentes, como a prata no slalom gigante em Schladming, na Áustria, em janeiro e fevereiro de 2026.
  • Vice-líder no ranking mundial de slalom e slalom gigante na atual temporada.
  • Destaque em etapas europeias, onde treina intensamente.
  • Participou dos Jogos de Pequim 2022 pela Noruega, mas em Milão-Cortina 2026 disputará as mesmas modalidades pelo Brasil: slalom (14/2) e slalom gigante (16/2).
  • Ouro nas Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina 2026