Quinta, 12 de Fevereiro de 2026
17°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Público destaca qualidade do Restaurante Comunitário do Itapoã em audiência pública

Mais de 150 pessoas apresentaram demandas, pedidos, sugestões e elogios à secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, durante encontro no refeitório

João Araújo
Por: João Araújo Fonte: Agência Brasília
11/02/2026 às 21h00
Público destaca qualidade do Restaurante Comunitário do Itapoã em audiência pública

Morador do Paranoá desde a década de 1970, o aposentado Francisco Hélio foi às lágrimas ao relatar a importância dos restaurantes comunitários para sua região e para o Itapoã. Ele foi um dos mais de 150 participantes do Papo Social com Você desta terça-feira (10). O encontro com a comunidade faz parte de uma série de audiências públicas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) nos 18 refeitórios públicos espalhados pelo Distrito Federal.

“Esses restaurantes atendem a quem realmente precisa. Quando você chega aqui, vê famílias carentes, pessoas em situação de rua, trabalhadores e diversas outras pessoas realmente precisadas”, conta seu Hélio, como é conhecido na região.

Para Osana Nunes Alves do Nascimento, mãe solo de dois filhos autistas e de mais um com problemas crônicos renais, a assistência social como um todo tem sido fundamental para chefes de família como ela. “Essa política cumpre um papel essencial em nossas vidas. Não é um balcão assistencialista, mas um conjunto de ações capazes de dar suporte a pessoas como eu em momentos difíceis da vida”, comentou a dona de casa. 

Presente no local para acolher e encaminhar as demandas populares, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, comentou a fala da moradora da região. “Eu sou solidária a sua fala e quando ouço relatos como esse eu consigo me colocar no lugar. Vamos seguir evoluindo com a política de assistência social para que mais pessoas possam ser atendidas em suas fragilidades em todo o DF”, destacou a gestora, que também é mãe solo e mãe pâncreas — o filho mais velho dela tem diabetes do tipo 1, com necessidade permanente de insulina.

Um exemplo pleno de inserção nas iniciativas socioassistenciais é a maranhense Gemina Ferreira. Há pouco mais de cinco anos na cidade, ela é usuária frequente do Restaurante Comunitário do Itapoã, além disso faz jus aos programas Cartões Prato Cheio, Material Escolar, Uniforme Escolar e Gás. “Eu só tenho a agradecer, pois já passei por vários estados e apenas aqui o governo entende que ações como essa garantem os direitos e as necessidades básicas das famílias”, apontou.

Essa foi a quarta edição do Papo Social com Você. Mais de 500 pessoas já participaram dos encontros, que passaram por Ceilândia, Varjão e expansão de Samambaia. O bate-papo com a secretária Ana Paula Marra tem o objetivo de abordar questões sobre Prato Cheio e serviços dos restaurantes comunitários, como atendimento, alimentação e afins. O próximo ocorre nesta quinta-feira (12), a partir das 15h, na unidade de Sol Nascente/Pôr do Sol, no trecho 2, Quadra 105, Conjunto O, Área Especial 1.