Nesta quarta-feira (11), o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço para a ampliação do BRT Sul. A obra vai dobrar a capacidade operacional da estação de integração, com a construção de duas plataformas de embarque, com 12 boxes em cada uma, e um novo estacionamento para carros, motos e bicicletas. O investimento é de R$ 13,5 milhões.
Segundo o chefe do Executivo, a Rodoviária de Santa Maria atende não apenas a população da própria região, mas também moradores do Entorno. “É uma população pela qual temos um enorme carinho, porque todos trabalham em Brasília, tiram seu sustento na nossa capital e, por isso, precisamos melhorar a qualidade desse serviço. A ampliação do Terminal de Santa Maria será fundamental para oferecer mais conforto e qualidade no transporte público”, afirmou.
Ele acrescentou que, embora haja críticas sobre os investimentos em vias públicas, essas ações têm justamente o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento dos usuários do transporte coletivo. “Brasília hoje pode comemorar: temos a frota de ônibus mais moderna do Brasil e precisamos ampliar esse espaço. Nos próximos dias será lançada a licitação dos trechos 3 e 4 do BRT, que vão interligar até o Terminal da Asa Sul, reduzindo ainda mais o tempo dentro dos ônibus e garantindo mais qualidade de vida à população.”
Localizado na QR 119, na Avenida dos Alagados, o empreendimento ocupa uma área total de 18 mil m² e conta com duas plataformas, com 24 boxes de embarque (12 em cada). O projeto inclui um novo estacionamento com 220 vagas, sendo 68 comuns, cinco para pessoas com deficiência, seis para idosos, 26 para motocicletas e 115 para bicicletas, além de 115 paraciclos. A estrutura também terá cinco banheiros com acessibilidade e nove lojas. A estimativa é que, ao longo de 24 meses, a obra gere 103 empregos diretos e 154 indiretos.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que a ampliação é estratégica para acompanhar o crescimento da demanda na região. “Toda a frota do transporte em Santa Maria está renovada e nós ampliamos esse número de veículos. A demanda do BRT tem crescido e hoje já operamos com capacidade acima da procura atual. Com o aumento da passagem no Entorno, a tendência é que mais passageiros venham utilizar o BRT”, explicou.
Segundo ele, a obra vai dobrar a capacidade da estação, passando a contar com duas plataformas e 24 baias de embarque e desembarque. “Hoje atendemos a cerca de 80 mil passageiros por dia e esse número deve crescer nos próximos anos. A expectativa é concluir os projetos em até 60 dias e iniciar a obra física na sequência, para que ela seja finalizada até o fim do próximo ano”, acrescentou.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, ressaltou a importância da ampliação diante do crescimento da demanda. “O terminal do BRT, que hoje é o mais movimentado, ficou pequeno, porque toda a população do Entorno utiliza esse espaço para fazer integração com o sistema de transporte público do DF, que é mais barato do que o do Entorno. Foi necessário elaborar um novo projeto para duplicar o terminal. Estamos adquirindo novos ônibus, mas a estrutura já não suportava a demanda. Essa obra vem para trazer mais conforto à população de Santa Maria e também às pessoas do Entorno que utilizam o sistema de transporte do DER”, garantiu.
