Quinta, 08 de Janeiro de 2026
18°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Banco de Sangue de Brasília começa o ano com estoque abaixo do ideal

O Banco de Sangue reforça a necessidade de doar no início do ano, uma época em que os estoques de sangue costumam cair por conta das férias

Por: Redação Fonte: Notícia Certa
07/01/2026 às 10h57
Banco de Sangue de Brasília começa o ano com estoque abaixo do ideal

GSH Banco de Sangue de Brasília emitiu alerta para a população após o ano de 2026 iniciar com estoques bem abaixo do ideal.

Segundo o Banco de Sangue, é importante manter a doação de sangue no início do ano, uma época em que os estoques de sangue costumam cair devido a férias, viagens e mudanças de rotinas dos doadores. “É um período em que a necessidade por transfusões segue constante e, em muitos casos, até cresce”, ressaltou o GSH.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tráfego de veículos nas principais rodovias brasileiras registra um aumento de 30% a 75% durante o verão. O maior fluxo nas estradas está diretamente associado ao aumento no número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, muitos dos quais demandam transfusões imediatas.

Por outro lado, pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme e aqueles em tratamento oncológico, além de pessoas submetidas a cirurgias eletivas e emergências médicas, seguem dependendo diariamente de bolsas de sangue disponíveis nos bancos de sangue.

“Essas necessidades não diminuem durante as férias, e muitas vezes exigem níveis de estoque ainda maiores”, reforça o Banco de sangue do Distrito Federal.

“A realidade nas estradas e nos atendimentos de urgência reforça que o período de férias também pode trazer aumento de demandas por transfusões. Precisamos lembrar que a doação de sangue é um ato contínuo de solidariedade: a necessidade não tira férias. Convidamos nossos doadores, antigos e novos, a separar um momento em janeiro para ajudar a manter nossos estoques adequados”, alerta Marcela Zilves Colonese, gerente de captação regional do GSH Banco de Sangue.

De acordo com a instituição, todos os tipos sanguíneos são essenciais, com atenção especial para os estoques que historicamente ficam mais baixos nesta época do ano, como os fatores Rh O- e A-.

Como doar

O GSH Banco de Sangue de Brasília ressalta que as doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 12h30, no SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). O local oferece estacionamento gratuito no Multipark DF Star.