A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) alcançou resultados expressivos em 2025, registrando, mais uma vez, a ampliação do acesso à moradia digna, facilidades na regularização fundiária e dignidade para milhares de famílias no DF.
Ao longo do ano, a Codhab-DF implementou ações estratégicas voltadas à regularização de áreas de interesse social, para entregar melhorias habitacionais em residências precárias, e à garantia do direito à escritura definitiva.
O lançamento do Cartão Material de Construção foi uma das ações mais importantes do ano. Mais de 200 famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social puderam ter um recomeço e conquistar o tão sonhado lar digno.
Mais habitações
Foram entregues 3.380 unidades habitacionais em diversas regiões administrativas do DF entre elas, Sol Nascente, Itapoã, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. As entregas beneficiaram diretamente milhares de pessoas, promovendo a inclusão social e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida em áreas historicamente carentes de infraestrutura.
Além disso, a companhia efetivou 1.089 titulações de moradias em 2025. Com isso, moradores de diversas regiões do DF passaram a contar com a tranquilidade da regularização de seus imóveis, tendo tido assegurado o direito à propriedade e abrindo portas para novos investimentos familiares.

Também merece destaque o programa Morar DF, que, em 2025, emitiu 4.270 passaportes (cheques-moradias). Graças a ele, famílias que ganham até cinco salários mínimos puderam ter a chance de resgatar o sonho de aquisição do imóvel próprio. Com o subsídio de mais de R$ 16 mil, o valor de entrada não se tornou um grande peso de investimento.
Sonhos realizados
“Mais um ano se encerra com muitas entregas, lançamentos e aprovações de inúmeros projetos que vão beneficiar como nunca os que aguardam ansiosamente pela realização do sonho da casa própria”, reforça o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes. “Destaque especial para a vulnerabilidade, que já foi atendida com 420 unidades no Sol Nascente e 198 no Tamanduá. Em 2026, teremos mais de 3 mil unidades distribuídas gratuitamente para quem mais precisa.”
Outro destaque do período foi o avanço no programa Melhorias Habitacionais, que garantiu moradias mais seguras e adequadas para famílias que viviam em situação de risco. Por meio do trabalho de arquitetos e engenheiros, 36 famílias tiveram suas casas reformadas ou totalmente reconstruídas, em um processo que emocionou os moradores e as equipes técnicas envolvidas.
Para 2026, a Codhab-DF projeta a execução de projetos habitacionais em larga escala, com potencial para beneficiar mais de 100 mil pessoas, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com uma política habitacional inclusiva, segura e de longo prazo.
*Com informações da Codhab-DF