Terça, 23 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Com mais serviços e atendimento amplo, Sejus-DF esteve perto de quem mais precisa em 2025

Com novos projetos, ações itinerantes e fortalecimento de políticas públicas, Secretaria de Justiça e Cidadania intensificou atendimentos em todo o DF e ampliou o acesso da população a direitos, serviços e oportunidades

João Araújo
Por: João Araújo Fonte: Agência Brasília
23/12/2025 às 17h30
Com mais serviços e atendimento amplo, Sejus-DF esteve perto de quem mais precisa em 2025

Garantir acesso à cidadania, facilitar a vida da população e levar os serviços públicos a quem mais precisa ー esse tem sido o eixo central das ações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Em 2025, a pasta intensificou iniciativas, lançou novos projetos e ampliou o alcance de programas já consolidados, impactando centenas de milhares de pessoas em todas as regiões administrativas.

Entre os destaques está o Na Sua Hora, serviço itinerante que leva os atendimentos do Na Hora para o período noturno, em centros comerciais. Desde julho, a iniciativa já passou por diversos shoppings do DF e soma mais de 2 mil atendimentos, ampliando o acesso de quem não consegue buscar os serviços no horário comercial.

A ação se soma à força do Na Hora, que atendeu cerca de 2,5 milhões de pessoas em sete unidades fixas ao longo do ano. O ano ainda foi marcado pela inauguração neste mês do Na Hora Empresarial, no Venâncio Shopping. O espaço de 500 metros quadrados é voltado exclusivamente ao atendimento de empresas, com serviços integrados e expectativa de mais de 500 atendimentos diários, sem necessidade de agendamento.

Outro exemplo de governo presente é o GDF Mais Perto do Cidadão. Desde sua criação, o programa já realizou mais de 500 mil atendimentos, sendo 160 mil apenas em 2025, levando saúde, cidadania, lazer e serviços essenciais diretamente às comunidades.

As ações da secretaria alcançam diferentes públicos. Para as famílias, o Casamento Comunitário garantiu a regularização civil gratuita de mais de mil casais — 400 apenas em 2025. Na prevenção à violência, o Direito Delas acolheu mais de 15 mil mulheres vítimas de violência doméstica em 11 núcleos especializados, enquanto o Conversa com Eles conscientizou mais de 5 mil homens em canteiros de obras e ambientes de trabalho.

O fortalecimento da autonomia feminina também é prioridade. O Banco de Talentos ampliou oportunidades para mais de 500 mulheres artesãs e manualistas; o Protagonista da Casa qualificou mais de 10 mil mulheres, transformando habilidades domésticas em geração de renda; e o Nasce uma Estrela acolheu 2,5 mil gestantes, com orientação e acompanhamento desde a gestação.

Para as pessoas idosas, o Viver 60+ atendeu mais de 11 mil participantes em 2025, promovendo envelhecimento ativo e qualidade de vida. Na área da educação e proteção, o Aprova DF impactou mais de 300 mil estudantes, enquanto o Cidadania nas Escolas alcançou 20 mil alunos com orientação sobre violência, bullying e racismo.

“Nosso trabalho é garantir direitos e levar dignidade, acolhimento e oportunidades a todas as regiões do DF, transformando vidas e construindo uma cidade mais justa para todos”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.