Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Decreto em GO proíbe cidades em calamidade de flexibilizar restrições

Ronaldo Caiado anunciou que revezará o fechamento de atividades econômicas para uniformizar medidas. 235 de 246 cidades estão em calamidade

Por: Fonte: Metropoles
16/03/2021 às 21h11
Decreto em GO proíbe cidades em calamidade de flexibilizar restrições

Goiânia – O Governo de Goiás chamou para si a responsabilidade pelo fechamento das atividades econômicas no estado, em decorrência do avanço da pandemia de Covid-19, e divulgou novo decreto nesta terça-feira (16/3).

Hoje, de acordo com o mapa da gravidade da pandemia, atualizado semanalmente no painel eletrônico mantido pela SES-GO, apenas 11 dos 246 municípios goianos não estão em calamidade. Ou seja, as medidas anunciadas nesta terça valem para, praticamente, todo o estado.

Até então, os municípios vinham decidindo por conta própria, conforme norma técnica divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Com o agravamento do cenário, de acordo com o governo, mostrou-se necessária a uniformização das restrições, que passam a valer a partir desta quarta-feira (17/3).

O decreto determina que o revezamento seja de 14 dias de fechamento e 14 dias de reabertura, para os setores considerados não essenciais. Além disso, fica proibido que cidades em situação de calamidade, estado decretado quando chega-se a níveis críticos, flexibilizem as medidas.

Nas últimas semanas, após o acirramento das regras locais, algumas cidades começaram a flexibilizar as ações de combate à doença e cederam à pressão de determinados setores econômicos, apesar da continuidade do grave contexto da pandemia.

“Ultrapassamos o pior momento”

Durante a apresentação das medidas, nesta terça, o governador Ronaldo Caiado (DEM) expôs gráficos que mostram a oscilação do número de casos confirmados de Covid-19 no estado e a média móvel de mortes ocasionadas pela doença, desde o início da pandemia.

“No momento mais crítico da primeira onda, no ano passado, atingimos uma média de 421 óbitos por semana. Hoje, já chegou a 437 óbitos por semana, e numa escala crescente. Ultrapassamos o pior momento da primeira onda e numa tendência de crescimento”, frisou.

 

Variantes“A variante britânica,

já está comprovado, tem uma capacidade de produzir carga viral no paciente duas vezes maior que o primeiro vírus. Por que os jovens estão sendo altamente penalizados? Porque eles até resistiam a contaminação do primeiro vírus, mas com o volume de proliferação e a carga viral de agora eles não suportam”, disse.

O reflexo disso tem se mostrado na alta demanda por leitos de UTI. Mesmo com o aumento dos leitos, que já chegam a 524 unidades nos hospitais regulados pelo Estado e exclusivos para casos de Covid-19, a ocupação segue alta. Nesta manhã, estava acima de 98,2%.

Regras

As novas regras do decreto vêm para tentar conter esse cenário em ascensão. O texto reedita normas que foram publicadas no ano passado, durante os momentos mais graves da pandemia.

Algumas das atividades consideradas essenciais e que ficam fora da regra de revezamento 14 x 14, são: farmácias e unidades de saúde, clínicas veterinárias, postos de combustíveis, supermercados, bancos, casas lotéricas, delivery, construções de interesse público e outros.

As medidas se assemelham a decretos que vinham sendo adotados, separadamente, nos municípios, como Goiânia e região metropolitana, mas têm o rigor da uniformização.

O governador, que é médico, destacou, ainda, a severidade do quadro clínico dos pacientes que chegam aos hospitais. Com a transmissão comunitária das novas variantes do coronavírus, em Goiás, observa-se uma mudança de contexto, em relação ao ano passado.

 

Conta luz Há 2 semanas

Veja onde resolver questões de energia elétrica durante esta semana

Atendimento itinerante da Neoenergia está disponível em diferentes pontos no DF

Falta de água Há 3 semanas

Áreas de Brazlândia terão o fornecimento de água suspenso nesta quinta (7) para manutenção da rede

O desligamento programado ocorrerá das 10h às 20h; imóveis que possuem caixa d'água abastecida não serão afetados durante a execução dos trabalhos

Brazlândia Há 3 semanas

Deputado Iolando visita obras estratégicas em Brazlândia ao lado da administradora em exercício Waldinéia de Carvalho: cidade se prepara para receber 10 mil novas moradias

Essas intervenções fazem parte de um pacote de investimentos estruturantes que estão preparando Brazlândia para um novo ciclo de desenvolvimento

Audiência Pública Há 4 semanas

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Mobilidade Há 4 semanas

Trechos 3 e 4 da nova Epig ampliam mobilidade no Sudoeste com viadutos e passagens subterrâneas

Terceira etapa já foi entregue para a população, com a entrada do Parque da Cidade e o acesso ao Sudoeste, por meio do Viaduto Luiz Carlos Botelho Ferreira, finalizados; quarto trecho recebe túneis para pedestres e ciclistas, além de retornos subterrâneos, semelhantes aos do Riacho Fundo