
Ao entrar na Câmara Legislativa, você tem grandes chances de encontrar um grupo de estudantes com uniformes azuis. Eles são presença constante na Casa de Leis do Distrito Federal, onde participam do programa Conhecendo o Parlamento.
A iniciativa é promovida pela Escola do Legislativo do DF (Elegis), como forma de aproximar a população do Poder Legislativo e ensinar sobre o funcionamento da democracia.Neste ano, já foram realizadas mais de 100 edições do programa, abrangendo quase 8 mil alunos de dezenas de escolas públicas e privadas.
Aqui os estudantes participam de uma palestra interativa, de um tour guiado e, claro, de um lanchinho. A CLDF custeia a comida e o transporte para os alunos, que são majoritariamente do ensino fundamental (projeto Cidadão do Futuro).
Também há edições para a educação infantil (projeto Infância Cidadã), ensino médio e superior (projeto Jovem Cidadão) e para idosos (projeto Cidadania para Todos).Desde o início, em 2012, a iniciativa atendeu mais de 60 mil pessoas.
O programa apresenta alta procura pelas escolas.“São ofertadas 70 edições para a SEEDF (Secretaria de Educação), em razão de acordo de cooperação, e todas as vagas são preenchidas em menos de 48 horas”, observa a coordenadora do Conhecendo o Parlamento, Marília Teixeira.

Ela considera que a ação traz um “impacto perceptível no fortalecimento da democracia, no letramento político e na compreensão sobre o papel da CLDF, aproximando a comunidade do Legislativo”.
“É a semente da cultura da educação democrática”, define o diretor da Elegis, Luiz Eduardo Netto. “Nós plantamos uma sementinha do que é a democracia, do que é a Casa do povo, da importância de participar da vida política do seu país e da sua comunidade”, diz o diretor.
Neste ano, a iniciativa foi premiada nacionalmente pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O programa conquistou o segundo lugar na categoria comunidade do Prêmio Abel 2025 .
“Nós precisamos aprender cidadania, entender quais são os nossos deveres, os nossos direitos e o que essa Casa Legislativa faz”, defendeu a deputada Paula Belmonte (Cidadania), segunda vice-presidente da CLDF e responsável pela Elegis, durante o lançamento do programa em 2025 , ainda no mês de março.
Ana Teresa Malta - Agência CLDF