A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa coloca em discussão, nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, a realocação profissional dos cobradores de ônibus com o fim do pagamento em dinheiro dentro dos veículos. Essa será a sétima reunião técnica do colegiado deste ano.
Foram convidados representantes da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob/DF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros e Cargas do DF (Sittrater/DF), da Rede Urbanidade (Prourb/MPDFT) e das empresas concessionárias do Sistema de Transporte.
“Os cobradores e cobradoras estão vivendo um momento de muita incerteza. É necessário que o governo e o sindicato apresentem soluções reais para assegurar oportunidades de trabalho e respeito à categoria”, defende o presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL).
Em março passado, a Comissão de Transporte realizou reunião para avaliar as repercussões da retirada do dinheiro em espécie como forma de pagamento das passagens. Na ocasião, ficou combinado que o sindicato da categoria elaboraria, até junho, um documento com as expectativas dos trabalhadores, e que, a partir disso, o Poder Executivo encaminharia uma proposta à CLDF.
Entretanto, segundo Max Maciel, até o momento não houve nada concreto. O parlamentar reforça que a reunião desta noite tem como intuito “cobrar transparência e medidas concretas para que o processo de transição ocorra de forma justa e humanizada”.
Serviço
O que: reunião técnica da CTMU - Realocação dos cobradores de ônibus
Quando: quinta-feira (16/10), às 19h
Onde: Sala de Comissões (térreo da sede da Câmara Legislativa do DF)
* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Max Maciel
Denise Caputo - Agência CLDF