
Como os jovens constroem suas trajetórias depois do ensino médio público? Para responder a essa pergunta, a Oppen Social lança a pesquisa “Depois da Escola: Trajetórias da juventude”, um estudo que busca compreender as experiências e escolhas de ex-alunos da rede pública nos anos seguintes à formatura.
O levantamento analisa temas como acesso ao ensino superior, inserção no mercado de trabalho, renda, planejamento familiar e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A pesquisa é realizada por meio de um questionário on-line voltado a jovens que concluíram o ensino médio de 2015 a 2021 na rede pública do estado de Goiás. A iniciativa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação dos estados e com o apoio do Instituto Sonho Grande.
Para participar, basta acessar o site trajetorias-da-juventude.com.br .
A gerente de Educação Integral da Secretaria da Educação de Goiás, Bianca Pereira, ressalta que os dados são importantes para que as definições sejam mais acertadas.
“O levantamento vai nos apoiar na instalação das modalidades de ensino e poderemos ver o impacto direto da educação na vida dos nossos ex-estudantes”, ressaltou
Os resultados do estudo ajudarão a compreender melhor a realidade da juventude goiana e poderão contribuir para o aprimoramento de políticas públicas e a ampliação de oportunidades para estudantes.
“Queremos conhecer as trajetórias de jovens de diferentes regiões e realidades para entender de que forma o ensino médio público tem moldado seus caminhos, seus sonhos e suas escolhas. Essa escuta é essencial para fortalecer políticas públicas e ampliar oportunidades de futuro”, explica Ana Paula Sampaio, chefe de pesquisa da Oppen Social.
Os participantes concorrem a um kit eletrônico por estado (com mochila, Kindle 16 GB e fones Bluetooth) e, entre todos os inscritos, a um notebook 15,6” com processador Intel Core i3, 8 GB e 256 GB SSD.
Secretaria da Educação – Governo de Goiás