Nesta terça-feira (14), a Câmara Legislativa promove uma sessão solene em homenagem aos professores e responsáveis que conduzem o Programa Na Moral – Educação para a Integridade, implementado no âmbito das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Além do encontro, a Casa inaugura a exposiçãoHeróis da integridade, que detalha o programa. Ambos os eventos são de iniciativa do presidente da Casa, o distrital Wellington Luiz (MDB).
Conforme justifica o presidente em requerimento , o Na Moral “constitui um marco relevante no fortalecimento das práticas educativas voltadas à ética, à cidadania e à construção de uma cultura de integridade no ambiente escolar. Por meio de ações pedagógicas inovadoras, o programa busca formar cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores democráticos, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária”.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) conduzem as atividades em parceria. Originário do programa Cidadão contra a Corrupção, que consistia em palestras realizadas por servidores e membros do MPDFT nas escolas do DF, o Na Moral estreitou contato com professores e estudantes e, valendo-se das experiências de integridade mais exitosas nas escolas, da tecnologia social e das metodologias ativas, criou uma didática gamificada, objetivando a formação estratégica de crianças e jovens para a construção de ecossistemas de integridade.
Em 2024, participaram 58 escolas, com cerca de 20 mil estudantes envolvidos no programa e no cumprimento das missões do Na Moral. Entra as missões, destaca-se a criação do herói da integridade, atividade em que os estudantes elaboram coletivamente um desenho, escolhem um nome e escrevem uma biografia de um personagem que simboliza valores como a honestidade, a empatia e o compromisso com o bem comum.
A mostra também apresenta a exposição do Festival de Curtas do Na Moral, composta por cartazes produzidos por estudantes do Ensino Médio. Cada peça exibe um QR code, por meio do qual o público acessa e assiste às obras audiovisuais correspondentes, ampliando a experiência e a reflexão sobre os valores promovidos pelo programa. A organização da mostra foi realizada pelo Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina, sob a coordenação do professor Victor Afonso.
A exposiçãoHeróis da integridadepode ser visitada até 14 de novembro, no hall de entrada da CLDF.
Daniela Reis (Agência CLDF)