A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE Rio) está com inscrições abertas para 162 vagas de estágio não-obrigatório, distribuídas entre unidades localizadas na cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis/RJ, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Recife/PE e Salvador/BA. O programa contempla 152 vagas para estudantes de graduação, sete para ensino médio e três para pós-graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de outubro, exclusivamente pelo https://pp.ciee.org.br/
O processo é voltado para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Estudantes estrangeiros também podem participar, desde que estejam matriculados em cursos autorizados no país e com visto temporário válido. Além disso, é preciso ter idade mínima de 16 anos na data da contratação. Para atividades em áreas consideradas perigosas ou insalubres, a idade mínima é de 18 anos. A jornada de atividades poderá ser de 20 horas semanais (4h/dia) ou 30 horas semanais (6h/dia).
Etapas de seleção
O candidato deverá preencher o formulário disponível no portal do CIEE, anexando toda a documentação comprobatória exigida. Após análise das inscrições, o processo seletivo incluirá entrevistas e avaliação de requisitos previstos no edital.
Vagas afirmativas
O edital prevê a reserva de vagas para ações afirmativas, atendendo às políticas de inclusão da Fiocruz. A seleção será realizada em listas de classificação distintas, de acordo com a autodeclaração do candidato no momento da inscrição. A reserva de vagas atende ao seguinte critério: 30% para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência, 5% para indígenas e 5% para pessoas trans.
Sobre o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE Rio)
Fundado há 61 anos, o CIEE Rio é uma instituição não governamental, filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como a maior referência em fazer a ponte para empregabilidade de jovens e adolescentes. Atua de forma continuada, permanente e planejada, prestando serviço e executando programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais. Suas ações socioassistenciais englobam a promoção de conhecimento e fortalecimento de vínculos de jovens em situação de vulnerabilidade.