A médica Miriam Oliveira dos Santos será homenageada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta terça-feira (14), a partir das 19h, durante sessão solene, no plenário. A homenageada receberá o título o título de Cidadã Benemérita de Brasília, por iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania).
Nascida em Brasília, em 1966, Miriam cursou medicina na Universidade de Vassouras, no Rio de Janeiro e em seguida retornou ao DF, iniciando sua trajetória na rede pública de saúde. Atualmente é a responsável direta pela coleta, armazenamento, estocagem e distribuição de leite materno para milhares de famílias assistidas pela secretaria de Saúde.
Além de responsável pelo Bando de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), o pioneiro do DF, ela é médica pediatra da secretaria de Saúde do Distrito Federal e docente na disciplina de práticas em pediatria e do internado em pediatria/medicina na Universidade Católica de Brasília.
Segundo Belmonte, a dedicação e o cuidado na assistência à saúde das crianças em suas fases evolutivas fazem parte, há 30 anos, da rotina da médica pediatra Miriam Santos. A doutora Miriam, como é conhecida por seus colegas, é coordenadora das políticas de aleitamento materno da rede pública de saúde desde 2008.
Moradora de Taguatinga, a homenageada se orgulha de ter contribuído para o DF ser referência em banco de lei no País. Segundo dados do gabinete da deputada Paula Belmonte, no DF, 65% das crianças menores de seis meses são amamentadas no peito, enquanto a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) é chegar aos 50% em 2030. Hoje, existe uma rede de 4,8 mil mulheres doadoras de leite, em um total de 14 mil litros em benefício de 8 mil crianças. Miriam Santos atua ainda para criar mais bancos de leite, por enquanto disponíveis em 15 das 31 regiões administrativas e em outros três postos de coleta.
“O título de Cidadã Benemérita de Brasília é uma homenagem que simboliza o reconhecimento da sociedade brasiliense pelo valioso trabalho realizado pela senhora Miriam Oliveira dos Santos. Sua trajetória é exemplo de dedicação e amor pela cidade, sendo merecedora de tal honraria”, justificou a parlamentar.
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF