
Os deputados distritais aprovaram, na tarde desta terça-feira (4), o projeto de lei 1645/2025, que estabelece diretrizes para a implementação e estruturação de espaços físicos, denominados “Centro Interescolar de Robótica”, a fim de fomentar o letramento digital, robótica e utilização adequada da inteligência artificial como elemento didático na educação básica do DF.
O projeto de lei prevê a estruturação de espaços físicos adequados para o ensino, os quais poderão ser implantados em unidades educacionais da rede pública, que possibilitem o atendimento de alunos da rede pública, o desenvolvimento de atividades práticas e laboratoriais, o fomento à participação de estudantes em olimpíadas e feiras tecnológicas e o estabelecimento de parcerias com universidades e instituições tecnológicas.
A autora do projeto, deputada Jaqueline Silva (MDB), defende a importância de se educar os jovens para atuarem na área de robótica. “A implementação desses espaços nas escolas do Distrito Federal contribuirá para o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho e a sociedade do futuro. Além de estimular o engajamento dos estudantes por meio de uma abordagem pedagógica inovadora, tais iniciativas garantirão uma formação mais completa e alinhada às demandas da era digital”, explica.
O projeto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e segue para sanção ou veto do governador.
Eder Wen - Agência CLDF