Por: Samuel Barbosa
Com a finalidade de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Administração de Brazlândia tem apoiado ativamente a Campanha do Outubro Rosa realizada na cidade. E neste dia 31, fechando com chave de ouro esse importante movimento, a administração promoveu uma atividade especial durante toda manhã para as servidoras e convidadas com palestras sobre o assunto e um delicioso café da manhã.
A enfermeira Leidi Aparecida, especialista em saúde pública da UBS 9, no Incra 8, falou sobre o autoexame em que a mulher pode ajudar detectar alguma anomalia precocemente, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo. Segundo ela, o câncer de mama é o segundo mais incidente, ou seja, que mais mata mulheres em todo Brasil.
A especialista em tratamento de câncer, enfermeira, Marly Peixoto, alertou que a doença não tem um público alvo, ele pode ser detectado em qualquer pessoa. Por isso, a prevenção é muito importante tanto homem como para mulher, que homem também pode desenvolver câncer de mama.
Outubro Rosa
Outubro é conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
Saiba mais
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram registrados 59.700 novos casos de câncer de mama feminino e 16.370 novos casos de câncer do colo do útero, respectivamente, são a segunda e a quarta causas de morte por neoplasias malignas mais comuns por câncer na população feminina no Brasil.
E Vem Aí o "Novembro Azul"
Veja um compacto do evento no vídeo abaixo: