A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou operação nesta quinta-feira (26/9) para interromper uma tentativa milionária de fraude contra o Banco do Brasil. De acordo com as investigações, um funcionário da área de tecnologia da instituição bancária teria aceitado a quantia de R$ 1 milhão para repassar suas credenciais de acesso a criminosos.
Com essas informações, os fraudadores poderiam invadir os sistemas internos e realizar operações bancárias de alto impacto financeiro, de acordo com apurações da Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF).
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais recolheram um notebook e um celular que continham vasta materialidade e agora serão analisados pela perícia. Graças à ação conjunta da Polícia Civil e da equipe de segurança do Banco do Brasil, a ofensiva criminosa foi neutralizada antes que o golpe fosse consumado, evitando um prejuízo que poderia chegar à casa dos milhões.
O caso é investigado sob os crimes de invasão de dispositivo informático e associação criminosa.
Em nota, o Banco do Brasil se pronunciou, dizendo que detectou e frustrou a tentativa por meio de monitoramento interno; e adotou todas as providências no seu âmbito de atuação.
“O BB acionou a polícia e colabora com as investigações sobre o caso. O banco possui processos estabelecidos para monitoramento e apuração de situações suspeitas contra a instituição e acrescenta que seu padrão de governança inibe que acessos isolados a credenciais de qualquer funcionário possam causar impactos financeiros a clientes ou à empresa”, disse.