Sábado, 27 de Setembro de 2025
17°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Acesso a cadeiras de rodas é ampliado na rede pública de saúde do Distrito Federal

Parceria entre Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) garante entrega mais ágil de equipamentos a pacientes do SUS

João Araújo
Por: João Araújo Fonte: Agência Brasília
26/09/2025 às 22h30
Acesso a cadeiras de rodas é ampliado na rede pública de saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) uniram forças para ampliar o acesso a equipamentos essenciais para pessoas com deficiência. Nesta semana, 81 cadeiras de rodas do estoque da SEPD estão sendo transferidas para o Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop) da SES-DF. A ação busca agilizar o atendimento e garantir mais qualidade aos pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).

O titular da SEPD, Willian Ferreira da Cunha, destacou a importância da iniciativa: “Estamos trabalhando para que as pessoas com deficiência do Distrito Federal tenham mais dignidade, autonomia e acesso rápido aos equipamentos que precisam. Essa parceria com a SES-DF demonstra nosso compromisso com políticas públicas inclusivas e eficazes”.

De acordo com a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-DF, Camila Medeiros, a medida “reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a inclusão, a acessibilidade e a Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência, fortalecendo políticas públicas voltadas para quem mais precisa”.

A parceria entre as duas secretarias otimiza a aquisição e a entrega dos equipamentos. A SEPD adquiriu cadeiras nos mesmos padrões já utilizados pela SES-DF, assegurando a padronização da qualidade. Os equipamentos foram destinados a pacientes previamente cadastrados pela Secretaria de Saúde, unificando a lista de beneficiados.

“O trabalho conjunto com a SEPD existe há alguns anos. As cadeiras adquiridas por eles foram cedidas à SES-DF e entregues para pacientes inscritos na fila do Programa de Órtese e Prótese do GDF”, acrescentou a chefe do Nupop, Aloma Mendes.

Oficina Ortopédica

O Nupop da SES-DF, também conhecido como Oficina Ortopédica, atende pacientes inscritos no Programa de Órtese e Prótese de toda a rede pública da capital federal. As cadeiras e outros dispositivos de locomoção podem ser solicitados no Núcleo Ambulatorial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (Naopme) da SES-DF. É possível requisitar equipamentos como palmilhas, coletes, cadeiras de rodas, bengalas, andadores e próteses para casos de amputação de membros.

O Naopme fica na estação do metrô da 114 Sul. Para solicitar os equipamentos, o cidadão deve apresentar pedido médico e documentos pessoais: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Fim de Semana Há 2 horas

DF tem fim de semana com cinema, música, teatro e esporte em espaços públicos

O último fim de semana de setembro será intenso no Distrito Federal. Música, cinema, teatro e esporte ditam a programação de lazer da cidade que ocorre com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) ou em espaços públicos sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

GDF Há 3 horas

GDF reforça políticas de integração e cuidado para a população idosa

Em celebração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, governo destaca iniciativas como o Programa Viver 60+ e os serviços de saúde voltados ao envelhecimento ativo no DF

Segurança Há 3 horas

Distrito Federal lidera ranking de segurança viária no Brasil, aponta estudo nacional

Com quatro pontos no índice do Observatório de Segurança Viária, capital superou todos os estados do país e se destaca pelas ações em infraestrutura e educação no trânsito

GDF Há 4 horas

Ibaneis Rocha valoriza a agricultura e investimentos do GDF no campo

Em almoço com produtores rurais nesta sexta-feira (26), o governador ressaltou políticas que vão da regularização fundiária à infraestrutura

Nova Epig Há 5 horas

Nova Epig: Projeto da obra respeita tombamento de Brasília e atende a requisitos do Iphan

Proposta de reconstrução da via segue a “escala bucólica”, que determina o equilíbrio entre edificações e áreas verdes. Para isso, obra inclui a construção de uma rotatória entre o Sudoeste e a Octogonal e duas passagens subterrâneas de ligação com o Parque da Cidade