O campeonato mundial do brasiliense Caio Bonfim nos 20km da marcha atlética rendeu comemorações dos distritais na sessão ordinária de hoje (23), além de cobranças ao Governo do Distrito Federal por melhores condições para os estádios da cidade.
Nascido em Sobradinho, o atleta foi consagrado campeão olímpico da modalidade em 2024, quando conquistou a medalha de prata na prova dos 20 km. Neste mês, tornou-se o maior medalhista do Brasil em mundiais de atletismo: além do título inédito na prova dos 20 km e da prata nos 35 km desta última edição, já havia faturado dois bronzes nos 20 km em Budapeste (2023) e Londres (2017).
Ricardo Vale (PT) lembrou que na vitória olímpica, o Governo do Distrito Federal havia prometido melhorias no Estádio Agostinho Lima, situado em Sobradinho, onde o marchador treina. “No último final de semana, ele foi campeão do mundo, orgulhando mais uma vez o nosso país e a nossa cidade. Depois de um ano, o estádio segue na mesma situação. Só promessa. Quero então fazer um apelo ao GDF que passe a responsabilidade de volta para a administração regional e que a Secretaria de Obras possa arrumar esse e outros estádios”, criticou. O parlamentar disse que destinou R$ 400 mil em emendas para a reforma do gramado, mas o governo não executou com a justificativa de fazer essa e outras intervenções no equipamento esportivo no mesmo momento.
“Estádios em várias regiões administrativa, de vários esportes, estão abandonados”, enfatizou Thiago Manzoni (PL). Na sequência, o Pastor Daniel de Castro (PP) reforçou o pleito e definiu o atleta como um “menino de ouro”, que é “espelho para gerações de todo o Brasil”.
Daniela Reis (Agência CLDF)