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Empresa lança soluções de marketing digital para restaurante

Renato Almeida, CEO da Consumer, pondera que restaurantes podem adotar tecnologias para aprimorar suas operações, reduzir custos e se manterem rele...

Robson Silva De Jesus
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Agência Dino
22/09/2025 às 12h32
Empresa lança soluções de marketing digital para restaurante
Reprodução Consumer

O setor de delivery vem experimentando um crescimento significativo nos últimos anos. Este mercado tornou-se uma solução prática e indispensável para milhões de pessoas, impulsionado pelas mudanças nos padrões de consumo, como a pandemia de covid-19 e pela aceleração digital.

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O Brasil desempenha um papel importante nesse contexto, representando 1,51% da receita mundial do setor, que movimenta US$ 1,4 trilhão, com projeção de atingir US$ 1,89 trilhão até 2029. China e Estados Unidos seguem liderando o mercado, porém o Brasil também exibe perspectivas favoráveis. Em 2025, as receitas do segmento no país devem atingir US$ 21,18 bilhões e, em 2029, US$ 27,81 bilhões, com um crescimento anual de 7,04%. Os dados são da Statista repercutidos pela revista CartaCapital.

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Atenta a essa expansão do mercado, a Consumer, empresa especializada em sistemas de gestão para restaurantes, deseja oferecer para pequenos e médios empresários recursos que, muitas vezes, são restritos à grandes empreendimentos alimentícios, explica Renato Almeida, CEO da companhia.

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Este movimento está em consonância com os interesses do consumidor do foodservice. Ainda conforme dados da Statista, publicados no blog da KitchenCentral, espera-se que 38,8% da população brasileira utilize aplicativos de entrega, consolidando a mudança nos hábitos de consumo e destacando a relevância dessas plataformas para restaurantes e supermercados.

Almeida pontua que a Consumer tem apostado em soluções para oferecer maior independência aos restaurantes. “O Cardápio Digital da Consumer permite que pequenos e médios restaurantes criem seu próprio canal de vendas on-line, sem depender exclusivamente das plataformas de delivery. Com ele, o restaurante passa a ter um site de pedidos próprio e integrado ao sistema de gestão, o que pode ampliar a margem de lucro e reduzir taxas de intermediação”, detalha.

Ele salienta que o dono do negócio mantém o controle total sobre a base de clientes e consegue oferecer uma experiência personalizada, com foco em fortalecer a fidelização e aumentar as vendas diretas.

“Temos imaginado um mundo em que o pequeno empreendedor também consegue explorar esse canal, incluindo fazer seu próprio marketing e, por isso, temos trabalhado nas soluções de marketing integradas”, detalha.

Já o Disparador Inteligente é uma ferramenta automatizada que envia mensagens personalizadas para clientes em momentos estratégicos, como após uma compra para pedir uma avaliação, quando o cliente fica um tempo sem fazer pedidos ou quando o negócio pretende reativá-lo.

“Na prática, ele funciona como um assistente de marketing que roda automaticamente, lembrando os clientes do restaurante e incentivando novos pedidos. Assim, o restaurante pode criar uma comunicação contínua e relevante, sem precisar investir muito tempo ou esforço manual, com chance de aumentar a recorrência e o ticket médio”, destaca o CEO.

O executivo exemplifica que a integração com o Marketing Digital é outro ponto estratégico da Consumer. “Oferecemos recursos que tem como objetivo ajudar os restaurantes a se posicionarem de forma profissional no ambiente digital”, diz.

Entre os recursos citados, estão:

  • Integração com redes sociais para realização de tráfego pago;
  • Integração com WhatsApp, para atendimento ou disparos automáticos;
  • Campanhas de SMS;
  • Relatórios completos dos dados do restaurante para obtenção de insights relevantes.

“Esses recursos permitem que até pequenos empresários utilizem estratégias de marketing típicas de grandes marcas. A ideia é garantir uma comunicação mais eficiente, que aproxima o restaurante de seu público e fortalece a marca”, resume.

Setor alimentício mira digitalização

É esperado que a tecnologia continue a desempenhar um papel estratégico nesse ecossistema. Conforme notícias acerca do tema, estratégias de automação, inteligência artificial (IA) e autoatendimento serão peças-chave para elevar a experiência do consumidor em 2025.

Na visão de Almeida, esses insights demonstram uma oportunidade: essas soluções podem ajudar a equilibrar o jogo competitivo entre pequenos e médios restaurantes e as grandes plataformas de delivery que estão se expandindo no Brasil.

“As soluções da Consumer podem ajudar a nivelar o campo de jogo. Com canais próprios de venda, ferramentas de automação de marketing e sistemas integrados de gestão, os pequenos e médios restaurantes podem conseguir competir de forma mais justa, oferecendo conveniência e relacionamento direto com o cliente”, enfatiza.

“Isso significa mais rentabilidade e maior poder de decisão para o empresário através das reduções das taxas e aumento da margem de lucro”, prossegue.

Entre as próximas iniciativas da Consumer, focando na inovação digital, estão: expansão da IA aplicada ao setor de food service; novas integrações com meios de pagamento e logística de entrega; fortalecimento de recursos que unem dados de gestão e marketing para apoiar decisões estratégicas.

“O objetivo é ser uma parceira tecnológica de confiança, ajudando restaurantes de todos os portes a crescerem de forma sustentável na era digital”, conclui Renato Almeida.

Para mais informações, basta acessar: https://consumer.com.br/?utm_source=organic&utm_medium=media&utm_campaign=solucoes-marketing