
Em reunião com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou protocolo de intenção para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. As doses serão adquiridas após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a expectativa é comprar o produto até o final do ano, após registro, e iniciar a vacinação nacional em janeiro.
A decisão encerra especulações que indicavam que poderia haver uma resistência do governo federal em adquirir as doses da vacina por causa de divergências entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador paulista João Doria (PSDB).
O potencial imunizante da vacina está em fase final de testes, mas se mostrou seguro nos procedimentos realizados desde o fim de julho. A expectativa é que a vacina esteja disponível em janeiro de 2021.
Somadas, Coronavac, AstraZeneca e Covax totalizam 186 milhões de doses a serem disponibilizadas no primeiro semestre do próximo ano pelo governo federal. As vacinas desenvolvidas por Butantan-Sinovac e AstraZeneca estão em etapas avançadas de produção, ambas em fase III. Nesta etapa é comparado o número de pessoas vacinadas com o mesmo número de pessoas que não receberam o imunizante para avaliar se há redução real da doença.
Saúde Equidade no acesso à saúde marca celebração dos 20 anos do Centro de Regulação (Cerih)
Saúde SUS amplia oferta de trombolíticos para infarto e AVC isquêmico
Saúde Audiência Pública na CLDF debate saúde mental dos bancários nesta quarta-feira (2) Mín. 20° Máx. 30°


