Segunda, 01 de Setembro de 2025
16°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Sinpol convoca assembleia para discutir reajuste salarial da PCDF

Assembleia será realizada no Teatro Unip Brasília a partir das 14h; categoria queria equiparação com a Polícia Federal

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: Notícia Certa
01/09/2025 às 15h24
Sinpol convoca assembleia para discutir reajuste salarial da PCDF
ouvir notícia
 

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) convocou a categoria para uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para a próxima quarta-feira (3/9), quando será discutida a proposta apresentada pelo governo federal para a concessão do reajuste salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A Assembleia será realizada no Teatro UNIP Brasília, na SGAS 913, Asa Sul, com a primeira chamada marcada para as 14h e segunda chamada às 14h30.

“A participação de toda a categoria é fundamental, considerando a relevância da decisão que será tomada em prol da valorização e do reconhecimento dos policiais civis do DF”, diz a convocação da Sinpol-DF.

A recusa da proposta de paridade salarial da Polícia Civil do DF (PCDF) com a Polícia Federal (PF) durante a negociação com o Ministério da Gestão e Inovação, no dia 22 de agosto deste ano, não agradou Sinpol-DF.

Após a reunião, o presidente Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, demonstrou insatisfação com a proposta do Governo Federal.

“O resultado está longe de ser satisfatório. Foi frustrante. A pergunta que não cala é: se não para o policial civil, para onde será destinado o recurso que já foi reservado pelo GDF [Governo do Distrito Federal] para o reajuste? Não desistiremos. Seguimos firmes, porque a luta permanece sendo alcançar a justiça para o nosso pleito”, afirmou o presidente do sindicato.

Negociação

Em reunião realizada no dia 22 de agosto, 0 governo federal ofereceu, em vez da paridade, um reajuste de 18% em duas parcelas: uma paga em setembro de 2025, e a outra, em abril de 2026.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já havia levado a proposta de equiparação salarial entre as polícias Civil e Federal ao governo Lula, que é responsável por pagar os salários das forças de segurança da capital, por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Diferença salarial entre PCDF e PF

Em negociação com o governo federal em busca de equiparação de salário, a Polícia Civil (PCDF) argumenta sobre a discrepância entre os valores das remunerações das corporações.

O cargo de delegado/perito especial da Polícia Civil da primeira classe, por exemplo, recebe R$ 7 mil a menos que um da Polícia Federal, sendo a maior diferença entre os servidores da mesma ocupação.

A proposta apresentada pelo GDF prevê que o reajuste seja pago em duas parcelas: em setembro de 2025 e em maio de 2026.

O governo do DF encaminhou ao MGI, em abril, os dados sobre a projeção de receitas e despesas da PCDF, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) até 2030. O ministério, desde então, analisava as informações.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse no último dia 25, que, se for para beneficiar as forças de segurança do Distrito Federal, irá até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Quando o Wellington Luiz (MDB) [presidente da CLDF] me disse que precisava se reunir com a esquerda para tratar da equiparação da remuneração das corporações ao da Polícia Federal (PF), eu disse que quero que dê certo. Só lhe pedi uma coisa, para não ter que ir lá pedir ao presidente Lula. Mas se for para beneficiar as nossas forças de segurança, até para isso vocês podem contar comigo”, comentou o governador, durante a reinauguração da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), nesta manhã.
A mediação da negociação salarial da PCDF está sendo mediada por deputados distritais, federais e representantes das polícias Civil e Militar do Distrito Federal, além do ex-ministro do governo Lula, José Dirceu.