Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Esteves sobre Magnitsky: Sanção não é novidade e bancos estão preparados

André Esteves, do BTG Pactual, afirmou que bancos “sabem quais são as regras” e disse não prever “bagunça institucional”

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: CNN money
26/08/2025 às 07h00
Esteves sobre Magnitsky: Sanção não é novidade e bancos estão preparados

Sócio controlador do BTG Pactual, André Esteves disse em evento na capital paulista nesta segunda-feira (25), ao comentar os efeitos da aplicação da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos, que sanções não são novidade para o setor financeiro e que os bancos estão preparados para lidar com o cenário.

A aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e incertezas sobre a situação de instituições financeiras que mantêm relação com sancionados levou cinco grandes bancos brasileiros a perderem R$ 42 bilhões em valor de mercado num só dia na semana passada.

“Sobre o lado do setor financeiro, muita coisa foi dita, especialmente nas últimas semanas. Sanções não são novidade para o sistema financeiro nacional. O Brasil tem centenas de indivíduos sancionados. Isso já acontece aqui”, disse.

“Os bancos estão preparados para isso e não estou vendo nenhuma desarmonia. Vamos seguir o caminho dentro das regras locais e internacionais. Não é novidade, há centenas de indivíduos sancionados no Brasil. Os bancos sabem o que fazer, sabem quais são as regras. Então não estou prevendo uma bagunça institucional daí, não”, completou.

Os temores com relação ao setor financeiro aumentaram especialmente após o ministro do STF Flávio Dino indicar, no início da última semana, que leis estrangeiras só podem ser cumpridas no Brasil caso sejam validadas pela Justiça brasileira.

Segundo especialistas, isso coloca as empresas em situação complexa: se cumprirem a decisão do STF, podem sofrer consequências nos EUA; e se seguirem as restrições impostas pelo governo americano, estariam descumprindo uma decisão da justiça brasileira.