A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene nesta segunda-feira (25) para celebrar a relação entre Brasil e Nigéria. Proposta pelo deputado Gabriel Magno (PT), a solenidade acontece a partir das 19h, no plenário da Casa, com a presença de representantes dos dois países, bem como de organismos internacionais.
"Será um momento para valorizar nossa ancestralidade, reconhecer a contribuição do povo africano para a formação do Brasil e fortalecer os laços culturais, políticos e acadêmicos entre os dois países", afirma Gabriel Magno em convite publicado em suas redes sociais.
Data
A sessão solene acontece dois dias depois da data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar o tráfico de pessoas para fins de escravidão. O "Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição" é celebrado em 23 de agosto em referência ao levante ocorrido na ilha de Santo Domingo – hoje Haiti – na madrugada de 22 para 23 de agosto de 1791. Iniciada por um ex-escravizado, essa revolução foi essencial para a abolição do comércio transatlântico de pessoas escravizadas.
Ao solicitar a solenidade desta noite, o deputado Gabriel Magno lembra que "milhões de africanos foram arrancados de seus territórios, culturas e famílias, sendo forçados a construir, sob extrema violência, os alicerces das Américas — especialmente do Brasil, o país que mais recebeu africanos escravizados".
"Lembrar esse passado não é apenas um dever ético e histórico, mas também uma oportunidade de reconexão", prega
Serviço
Sessão solene para celebrar a relação Brasil-Nigéria: herança, diálogo e futuro
Quando: 25 de agosto, às 19h
Onde: plenário da Câmara Legislativa
Denise Caputo - Agência CLDF