Segunda, 25 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Corregedor da Justiça do DF entrega títulos de propriedade em Brazlândia

A Semana Nacional de Regularização Fundiária é uma ação da Corregedoria Nacional de Justiça realizada anualmente

Samue Barbosa
Por: Samue Barbosa Fonte: TJDFT
17/06/2025 às 13h56
Corregedor da Justiça do DF entrega títulos de propriedade em Brazlândia

Na manhã desta quarta-feira (11/6), o corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, participou da solenidade de entrega de títulos de propriedade para a comunidade de Brazlândia. A ação ocorreu dentro da programação da Semana Nacional de Regularização Fundiária — Solo Seguro —, em parceria com a unidade móvel denominada Carreta da Regularização, da Codhab/DF, que foi estacionada na Quadra 37, ao lado da Feira da Vila São José.

Também compareceram à cerimônia a administradora da cidade, Luciana Cardoso; o deputado distrital Iolando Almeida; a diretora-executiva da Codhab/DF, Júnia Salomão; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg/DF), Allan Guerra; entre outras autoridades.

“Estamos, mais uma vez, nesta Semana Solo Seguro, para possibilitar aos jurisdicionados do Distrito Federal o direito reconhecido mundialmente, registrado na Carta Magna brasileira, de se ter um lugar para morar: o ‘asilo inviolável do indivíduo’”, declarou o corregedor Mário-Zam Belmiro Rosa. “Com a cooperação entre a Codhab e a Anoreg, tabeliães e registradores, queremos trazer, também, o benefício da emissão de certidões negativas de propriedade de imóveis a custos reduzidos, além da entrega de títulos de propriedade devidamente registrados”, informou.

Em sua fala, o desembargador lembrou que não é fácil, sobretudo para os menos favorecidos financeiramente, adquirir um imóvel no país. Segundo o magistrado, além dos preços altos, há grande burocracia de financiamento e de tramitação para compra ou até mesmo para legalização de moradia já constituída, “o que vemos ser alternativa quando muitas famílias erguem um teto e se abrigam em áreas informais, com condições mínimas de estrutura e, muitas vezes, eivadas de situações que põem em risco seus entes queridos e seus bens. Nesses casos, o Estado tem a necessidade de voltar seu olhar para as demandas da população”, ressaltou.

A diretora-executiva da Codhab/DF falou do prazer em ver a união de esforços entre os três poderes, Judiciário, Legislativo e Executivo. “É muito importante nos unirmos para defender uma causa tão importante como a regularização fundiária. É também um grande prazer falar sobre o resultado da regularização fundiária que é visto nos pequenos e nos grandes detalhes. A regularização traz, além da segurança jurídica, segurança social, desenvolvimento para a cidade, para as famílias, para todos os setores”, afirmou a diretora executiva da Codhab/DF.

Por sua vez, o presidente da Anoreg/DF, Allan Guerra, destacou a complexidade do processo de regularização fundiária. “Precisa-se de um projeto urbanístico, um licenciamento ambiental, as obras de infraestrutura — rede de esgoto, distribuição de energia —, depois a estipulação da propriedade. Por isso, é importante que todas as pessoas envolvidas nesse processo trabalhem em harmonia. Depois, é preciso que a Câmara Legislativa do DF crie normas que nos motivem a ter até coragem de promover a regularização. E, depois, é preciso que o Executivo trabalhe muito, a Codhab levante o cadastro. A gente assistiu a tudo isso”, relatou.

“Além disso, a Corregedoria de Justiça do Distrito Federal participa ativamente, regulando o trabalho dos cartórios, fiscalizando, cobrando o cumprimento de prazo, a formalização dos atos que o Conselho Nacional de Justiça criou por um ato dele, essa Semana Nacional de Regularização Fundiária. E nós, então, com todo esse conjunto, conseguimos esse êxito, essa alegria de que cada um dos senhores receba a sua escritura. A mesma alegria, a mesma felicidade e segurança que cada um de vocês tem de receber essa escritura é a nossa de entregá-las aos senhores”, declarou.

A senhora Elizete dos Passos foi uma das 150 pessoas que receberam a escritura de propriedade do seu imóvel. Ela conta que mora em Brazlândia desde 1980, quando tinha 11 anos. Já dividiu a casa com as três filhas e uma ajudante. Atualmente, mora apenas com uma das filhas que tem necessidade de cuidados especiais. “Para muitos, pode ser um documento qualquer, mas para mim é um grande privilégio. Hoje, o sentimento é só de gratidão”, disse.

Semana Nacional

A Semana Nacional de Regularização Fundiária é uma ação da Corregedoria Nacional de Justiça realizada anualmente. Às Corregedorias-Gerais de Justiça, cabe implementar, no âmbito dos estados e do Distrito Federal, as ações a serem desenvolvidas, conforme estabelece o artigo 5.º do Provimento n. 144/2023.

Durante a Semana, são realizados esforços concentrados de atos de regularização fundiária, com apresentação de resultados dos projetos de regularização fundiária; propostas e novos projetos sobre o tema; e dados e informações quanto ao cumprimento de decisões administrativas e de metas da Corregedoria Nacional da Justiça.

A Semana faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária, que tem como objetivo o estabelecimento e a manutenção de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade para o enfrentamento da grilagem de terras. O programa visa, ainda, fortalecer a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.

Fonte: TJDFT

Conta luz Há 2 semanas

Veja onde resolver questões de energia elétrica durante esta semana

Atendimento itinerante da Neoenergia está disponível em diferentes pontos no DF

Falta de água Há 3 semanas

Áreas de Brazlândia terão o fornecimento de água suspenso nesta quinta (7) para manutenção da rede

O desligamento programado ocorrerá das 10h às 20h; imóveis que possuem caixa d'água abastecida não serão afetados durante a execução dos trabalhos

Brazlândia Há 3 semanas

Deputado Iolando visita obras estratégicas em Brazlândia ao lado da administradora em exercício Waldinéia de Carvalho: cidade se prepara para receber 10 mil novas moradias

Essas intervenções fazem parte de um pacote de investimentos estruturantes que estão preparando Brazlândia para um novo ciclo de desenvolvimento

Audiência Pública Há 4 semanas

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Mobilidade Há 4 semanas

Trechos 3 e 4 da nova Epig ampliam mobilidade no Sudoeste com viadutos e passagens subterrâneas

Terceira etapa já foi entregue para a população, com a entrada do Parque da Cidade e o acesso ao Sudoeste, por meio do Viaduto Luiz Carlos Botelho Ferreira, finalizados; quarto trecho recebe túneis para pedestres e ciclistas, além de retornos subterrâneos, semelhantes aos do Riacho Fundo