O Maracanã será palco de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro neste sábado (24/5), às 18h30 (de Brasília), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fluminense e Vasco se enfrentam em momentos distintos na tabela: o Tricolor soma 14 pontos e ocupa a sétima posição, enquanto o Cruzmaltino aparece em 13º, com 10.
O duelo marca o reencontro de Fernando Diniz com o Fluminense. Atual técnico do Vasco, ele foi o responsável por levar o Tricolor ao título mais importante de sua história — a conquista da Libertadores em 2023.
Veja abaixo os números de Diniz no comando do Fluminense, o retrospecto contra seu ex-clube e as principais odds para apostar no clássico.
Ainda não tem conta em alguma bet? Então descubra quais são as melhores casas de apostas da atualidade para escolher a sua.
Fernando Diniz teve duas passagens pelo Fluminense. A primeira aconteceu em 2019, e a segunda entre 2022 e 2024. Pelo Tricolor Carioca, o comandante disputou 188 jogos, com 91 vitórias, 41 empates e 56 derrotas.
Além da Libertadores de 2023, conquistada contra o Boca Juniors, em pleno Maracanã, Diniz também venceu o Campeonato Carioca, no mesmo ano, e a Recopa Sul-Americana, em 2024.
O bom desempenho pelo Tricolor fez com que o treinador assumisse o cargo interino na seleção brasileira, dividindo a função entre Fluminense e Brasil.
Após deixar a seleção brasileira e também o Fluminense, assinou com o Cruzeiro, onde ficou até o início de 2025, mas o mau desempenho no Cabuloso rendeu uma demissão antes do Campeonato Mineiro. Fernando Diniz assinou com o Vasco no último dia 9.
Em toda a carreira, somando passagens por Athletico-PR, Santos, São Paulo e Cruzeiro, Fernando Diniz enfrentou o Fluminense em seis oportunidades. Foram quatro derrotas e duas vitórias.
Essa é a segunda passagem de Fernando Diniz no Vasco. Na atual temporada, são três partidas à frente do Cruzmaltino, com uma vitória, um empate e uma derrota.
Sem poder contar com Germán Cano, artilheiro do time no ano, com 14 gols, que se recupera de lesão no joelho, a principal esperança de gols é Everaldo.
O centroavante foi contratado no início deste ano, após passagem pelo Bahia, e tem cinco gols em 22 jogos pelo Tricolor Carioca, o último deles marcado na quarta-feira (21), na vitória por 4 a 1 contra a Aparecidense, pela Copa do Brasil.
No Vasco, o grande nome não poderia ser outro. Maior goleador do futebol brasileiro na atual temporada, com 17 gols anotados, Pablo Vegetti segue balançando as redes e fazendo a torcida vascaína comemorar como um pirata.
Contra o Fluminense, o argentino já anotou três em cinco partidas.
As duas equipes entraram em campo pela Copa do Brasil no meio da semana. Na quarta-feira, o Fluminense enfrentou a Aparecidense e não teve dificuldade.
Mesmo jogando como visitante, o time das Laranjeiras venceu por 4 a 1, e como já havia ganhado a ida por 1 a 0, avançou para as oitavas de maneira tranquila.
Já o Vasco teve muito mais dificuldades, mas conseguiu a classificação.
Após o empate em 1 a 1 contra o Operário Ferroviário no primeiro jogo, o Cruzmaltino vencia a volta por 1 a 0 até os acréscimos, mas acabou sofrendo um gol. Na decisão por pênaltis, Léo Jardim garantiu a equipe nas oitavas de final após defender três cobranças.
O clássico entre Fluminense e Vasco, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá transmissão da Record (TV aberta), CazéTV (Youtube) e Premiere (pay-per-view).
* Odds estão sujeitas a alterações. Última atualização em 23/05/2025