Depois de apontadas falhas no Regime de Estudo Não Presencial, especialmente erros no material distribuído pelo Plano de Estudo Tutorado (PET) para alunos da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) resolveu não só se defender, mas também atacar. A responsável pela pasta, Julia Sant’Anna, garante que tudo está sendo feito da melhor forma possível durante a pandemia da COVID-19, inclusive com correções do erros, e acusou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindi-Ute MG) e partidos de oposição de estarem boicotando o programa por interesses políticos.
Admitindo que ocorreram equívocos no material, mas que eles foram imediatamente sanados, ela vê exagero nas críticas. E diz que isso pode ter consequências terríveis para os alunos, especialmente aqueles mais vulneráveis socialmente.
“Ficamos um pouco surpresos por a situação ter tomado essa proporção toda, pois os ajustes já haviam sido realizados. Então, questionamos: a quem interessa falar mal de conteúdos que foram revistos, que foram construídos por bravos profissionais, e endereçados a alunos pobres, que não teriam condições de seguir estudando? Os ajustes precisam ser feitos, mas um pequenos grupo parece interessado em interromper as atividades da educação em Minas”, disse a secretária, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (10) na Cidade Administrativa. “Me nego a interromper um modelo que busca maior equidade, que está conseguindo chegar aos lares dos alunos. Se houve 40 erros gramaticais, vamos corrigi-los. Mas não vamos parar por conta disso.”
O Regime de Estudo Não Presencial do governo mineiro “conta com diferentes ferramentas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas por tempo indeterminado”, diz nota da SEE. Além do PET, são oferecidas videoaulas na Rede Minas, depois levadas para o Youtube, e o aplicativo Conexão Escola, que passou a disponibilizar o chat para facilitar a troca de mensagens entre professores e alunos.