Terça, 03 de Dezembro de 2024
18°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Aos 105 anos, o repentista Arnaldo Júlio Barbosa recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao pioneiro e repentista Arnaldo Júlio Barbosa, em ...

Robson Silva De Jesus
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Agência CLDF
07/11/2024 às 11h45
Aos 105 anos, o repentista Arnaldo Júlio Barbosa recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília
Foto: Reprodução/ Internet

A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao pioneiro e repentista Arnaldo Júlio Barbosa, em sessão solene nesta quinta-feira (7), às 19h, no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube .

O autor da homenagem, deputado Gabriel Magno (PT), salienta que Arnaldo Júlio Barbosa é um artista multifacetado da cultura popular brasileira, com atuação como repentista, autor, cordelista, músico, letrista, compositor e intérprete, cuja “jornada é marcada por uma paixão incansável pela arte e pelo comprometimento com a família, valores que ecoam ao longo de seus 105 anos de existência”.

Da história de vida do agraciado, o distrital destaca que Arnaldo Barbosa é autodidata e aprendeu a tirar o ritmo e a métrica de ouvido ainda quando criança, ouvindo outros repentistas e lendo os folhetos de cordel. Segundo Magno, as obras literárias e composições musicais de Arnaldo são marcadas pela literatura de cordel e exploram temáticas que vão da ciência à religiosidade, revelando um artista sensível e comprometido com a preservação da tradição.

O parlamentar reforça o rico legado cultural que Arnaldo construiu ao longo dos anos, além da família. Casado por 73 anos com Francisca Dalva de Araújo, o homenageando tem 15 filhos, 56 netos, 115 bisnetos, 38 trinetos e 1 tetraneto.

Pioneirismo

Pioneiro, Arnaldo Barbosa chegou em Brasília em 12 de julho de 1959, e participou da edificação das quadras 107 e 108 Sul, bem como da Escola Parque da 308 Sul. Foi funcionário público da antiga Sociedade de Habitação de Interesse Social (SHIS), hoje Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB), onde, por sua dedicação, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do Governo do Distrito Federal.

Foram convidados para o evento desta noite a juíza de direito da Central Judicial da Pessoa Idosa, Monize Marques; a representante do Instituto Parentalidade Prateada, Elizângela Tovoni; o jornalista e escritor Paulo Pimenta, além de personalidades da arte e cultura popular.

Agência CLDF