Por Samuel Barbosa
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou, na sexta-feira (14), a Ordem de Serviço (OS) para a execução da obra de duplicação, restauração, melhorias de segurança e eliminação de pontos críticos da BR-080/DF, do km 0 ao km 24,6, próximo a Brazlândia. Os serviços promoverão um importante impacto socioeconômico para o Distrito Federal e o estado de Goiás, aumentando o desenvolvimento econômico, oportunizando vantagens competitivas, crescimento local e inclusão social.
A Ordem de Serviço foi assinada somente este mês, após o cumprimento das atividades para atendimento das condicionantes das licenças e autorizações emitidas pelo IBRAM - Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal, responsável pelo processo de licenciamento do empreendimento, como monitoramento de fauna, mitigação dos impactos à fauna e à flora, controle de ruídos, controle de qualidade do ar, entre outros.
Em suas palavras, o deputado Iolando (MDB) lembrou que a duplicação da BR-080 é o sonho da população tornando realidade. “A duplicação da BR-080 não é apenas uma obra de infraestrutura, mas um investimento na qualidade de vida de nossa gente. Estamos garantindo mais segurança, eficiência no transporte e, acima de tudo, acabando com a ‘rodovia da morte’ e transformando-a em ‘Rodovia da Vida’”, comemorou o parlamentar.
O governador Ibaneis Rocha anunciou a duplicação da BR-080 em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e ressaltou que a obra contempla um trecho de 24,6 quilômetros, entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga, e a divisa do DF com Goiás, próximo ao Povoado da Vendinha. A medida beneficiará cerca de 80 mil motoristas diariamente.
A duplicação da via faz parte do Plano de Governo 2023-2026 e foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Foi o único pedido que eu fiz para o presidente, a inclusão (da duplicação da BR-080) no PAC. E, graças a Deus, fomos atendidos pelo presidente Lula. E nós vamos agora iniciar essa obra”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
A BR-080 é a única saída do DF que ainda não é duplicada e já registrou diversos acidentes graves de trânsito. Por isso, a importância da obra como forma de garantir mais segurança para os motoristas e melhorar a ligação da área leste do DF com Goiás e demais estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. Além disso, contribui com o desenvolvimento da região onde a agricultura tem grande relevância para a capital. Em 2022, o GDF executou 8,2 km de alargamento da BR-080, no trecho da DF-001 na saída da Estrutural e que dá acesso ao 26 de setembro.
Categoria
Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Goiás Distrito Federal