Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) divulgou o plano de restrição para o abastecimento de água em Sobradinho e Planaltina. A possibilidade de suspensão do serviço ocorre entre este sábado (21/12/2019) e o dia 27 de dezembro.
O alerta é obrigatório por causa da Resolução nº 9 da Adasa, em que a Caesb precisa avisar com antecedência de 24 horas as possíveis interrupções. Assim, há chance da redução de pressão na rede e da interrupção parcial do abastecimento por meio de rodízio do fornecimento entre localidades de um mesmo sistema.
Entretanto, a situação só vai acontecer se a vazão dos recursos hídricos na Bacia do Pipiripau for insuficiente para atender a demanda de água da população de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina.
A restrição será de, no máximo, 24 horas. Ela tem início às 8h do dia programado e vai até as 8h do dia seguinte. Depois, o abastecimento será liberado. Porém, o equilíbrio do sistema pode demorar mais 24 horas para voltar ao normal, dependendo do consumo da população.
Por isso, a Caesb recomenda a adoção do consumo racional: utilize o essencial e evite estocar água além da previsão legal de armazenagem em caixa d’água.
Para mais informações ou dúvidas, a companhia coloca os seguintes canais à disposição: Central 115, escritório on-line, aplicativo para smartphone, escritórios regionais e postos do Na Hora (Com informações da assessoria de imprensa da Caesb).