
Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Legislativa homenageou as ouvidorias públicas do DF em sessão solene no auditório, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem e ouvidor da CLDF, deputado Jorge Vianna (PSD), defendeu maior participação dos ouvidores nas políticas públicas e o fortalecimento das ouvidorias. Com este propósito, ele apresentou o Projeto de Lei 634/2023, que trata sobre a participação dos ouvidores dos órgãos e entidades da administração pública do DF na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Ele solicitou a contribuição dos participantes do evento a fim de aprimorar a proposta, em tramitação na Casa.
À frente da ouvidoria da CLDF , Vianna argumentou por acessos mais fáceis da população aos canais das ouvidorias, a exemplo do número de telefone de três dígitos.
Transformar o canal em elemento de governança é um dos principais desafios das ouvidorias, na avaliação do ouvidor do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Chico Leite, que, inclusive, já ocupou o cargo de ouvidor da CLDF durante sua atuação parlamentar (2003-2018).

Como “o ouvidor ouve a dor, a oitiva precisa ser calorosa, empática e acolhedora”, afirmou.
Rede Ouvir
Ao saudar os participantes da sessão solene que integram a rede de ouvidorias do GDF, a ouvidora da Controladoria-Geral do DF, Cecília Fonseca, salientou o trabalho da Rede Ouvir e a responsabilidade dos ouvidores no atendimento às demandas da população: “São cerca de quatrocentas mil manifestações por ano”.
Contudo, para otimizar o trabalho, Fonseca entende ser necessário aumentar a capacidade da rede e potencializar a governança de serviço. Nesse aspecto, ela acredita que o PL 634/2023 poderá fortalecer e propiciar espaço às ouvidorias na formulação das políticas públicas.

Também manifestou apoio à proposta o desembargador e ouvidor do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), Josaphá Santos, que sugeriu dar ênfase não apenas ao público externo, mas também ao interno. “Somos um elo de ligação tanto para o público externo quanto interno entre a administração e a resolução dos problemas”, reforçou. Sob esse viés, ele disse que a ouvidoria do TJDFT é modelo para o restante dos tribunais do País graças, em grande parte, à dedicação dos servidores daquele tribunal.
Para o desembargador, é fundamental ouvir e contribuir para o bem-estar do outro, elementos basilares da atuação das ouvidorias. Por sua vez, a ouvidora substituta do Tribunal de Contas do DF, Juliane Azevedo, defendeu a divulgação do trabalho das ouvidorias.

Em nome dos servidores que atuam em ouvidorias, Ingrid Barros, que é ouvidora do Hospital Regional de Samambaia e servidora da Secretaria de Saúde do DF, narrou sua experiência e salientou o papel de “mediadora” entre os pacientes e os setores do hospital.
Ao final de sessão solene, que contou com a participação da banda da Polícia Militar do DF, foram entregues moções de louvor a ouvidores de entidades e administrações regionais, que se destacaram pela prestação de serviços à população do DF.
Leia Mais
Jorge Vianna propõe acesso simplificado da população a ouvidorias
Franci Moraes - Agência CLDF




Bets Bets terão anúncio com “tarja preta”; entenda as novas regras
Mobilidade Criação da Tarifa Zero Estudantil é aprovada pela Câmara Legislativa
Velório em Vida Morre homem que organizou “velório em vida” após diagnóstico de câncer
Sessão Solene CLDF entrega título de Cidadão Honorário de Brasília ao jornalista Jorge Eduardo nesta quinta
Assuntos Fundiários Nova lei redefine área do Polo de Cinema e viabiliza regularização fundiária no DF
Sessão Solene CLDF homenageia ações sociais promovidas pela comunidade evangélica, nesta terça Mín. 18° Máx. 28°


